3 a 14 de junho: Acontece a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. ... 29 de dezembro: A atriz Daniela Perez é assassinada com 18 golpes de tesoura pelo ator Guilherme de Pádua, no Rio de Janeiro.
A Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922. Além disso, esse evento é considerado o marco inicial do Modernismo brasileiro.
Principais representantes do modernismo brasileiro A partir dos anos 30 surgiu uma nova geração de modernistas. Nesse período o destaque foram: Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo; José Lins do Rego; Cecília Meireles e Vinícius de Morais.
Entre os principais adeptos do Futurismo na literatura brasileira estão os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, precursores do Modernismo no Brasil. Expressionismo: Embora tenha surgido no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do século XX que o Expressionismo alcançou seu auge.
O Modernismo é o principal movimento literário do século XX. Fortemente influenciado pelos movimentos de vanguarda que ocorreram na Europa no início dos anos 1900, esse estilo literário foi revolucionário em diversos níveis.
No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado. Não foi diferente no Brasil, onde a busca pelo novo e pela identidade local permearam esse movimento.
Durante esse período, Portugal vivia um contexto de agitações políticas com o advento do Estado Novo Português, pautado na censura e repressão sob o governo totalitário de caráter fascista de Antônio de Oliveira Salazar. Diante disso, no final da década de 30 surge o movimento literário neorrealista em Portugal.
A Escola Literária Modernista surge no início do século XX, após o Pré-Modernismo, num período conturbado. Em Portugal, berço do Modernismo no Brasil, seu marco inicial data de 1915 com a publicação da Revista Orpheu.
O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.
O Modernismo em Portugal compreende quatro diferentes períodos: Orfismo, Presencismo, Neorrelismo e Surrealismo, embora alguns estudiosos contestem essa divisão.
Diferentes fases marcaram o Modernismo em Portugal. Entre elas, o Orfismo, o Presencialismo, o Neorrealismo e o Surrealismo, compreendendo os anos de 1915 a 1974. Assim como o modernismo no Brasil, o modernismo em Portugal foi fruto das novas concepções estéticas que circulavam na Europa no início do século XX.
Características. Escândalo, provocações, influências das correntes estéticas que se desenvolviam na Europa, especialmente o Futurismo e o Cubismo, motivaram o lançamento da revista, bem como o movimento vanguardista em Portugal. Essas são as marcas da Revista Orpheu.
A fotografia de geração, raça ou meio, com o seu mundo imediato de exibição a que frequentemente se chama literatura e é sumo do que para aí se intitula revista, com a variedade a inferiorizar pela igualdade de assuntos (artigo, seção ou momentos) qualquer tentativa de arte —deixa de existir no texto preocupado de ...
O Modernismo representa a ruptura com padrões e a inovação. ... O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc. As características do modernismo são Distanciamento do sentimentalismo.