EQST

Como Funciona Um Diagrama TTT?

Como funciona um diagrama TTT?

Para auxiliar metalurgistas nos processos de tratamento térmico existe a curva TTT. Trata-se de uma espécie de diagrama que descreve o que acontece com o aço, por meio de um resfriamento a diferentes velocidades, em diversas temperaturas abaixo de 723 0C, observando a transformação isotérmica da austenita em perlita.

Como são construídas as curvas TTT?

As curvas TTT (tempo-temperatura- transformação) dos aços eram obtidas antigamente pelo método metalográfico. Hoje em dia elas são construídas através de um Dilatômetro, equipamento que fornece medidas sensíveis da dilatação ou contração dos corpos de prova durante o resfriamento e mudança de fase.

Qual o impacto de um elemento de liga na curva TTT?

Essas reações, tanto mais numerosas e complexas quanto maior o número de elementos de liga presentes, levam, assim, maior tempo para se iniciar e também para se completar, fato esse que ocasionará o deslocamento das curvas de início e de fim de transformação para a direita.

Quais os fatores que influenciam no tratamento térmico?

O tratamento térmico provoca mudanças nas propriedades mecânicas do aço. Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Qual a finalidade do tratamento térmico?

O tratamento térmico serve para melhorar as propriedades de peças metálicas quando em uso ou utilização. ... Os tratamentos térmicos são processos metalúrgicos que objetivam melhorar as propriedades metalmecânicas de peças, elevar sua resistência, vida útil e durabilidade quando em uso.

O que ocorre e quais os efeitos dos tratamentos térmicos?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Como funciona o tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser definido como resfriamento ou aquecimento controlado dos metais, sua finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material, mas sem alterar o produto final.

Quais são as fases de um tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser feito em três fases distintas;

  • aquecimento.
  • manutenção da temperatura.
  • resfriamento.

Quais são os tipos de tratamento Termoquimico?

Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço....Os processos utilizados são:

  • Cementação;
  • Nitretação;
  • Cianetação;
  • Carbonitretação;
  • Boretação.

Para que serve a nitretação?

Nitretação é um tratamento termoquímico da metalurgia em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio, usando-se de um ambiente nitrogenoso à determinada temperatura, buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade.

Como é feito o processo de nitretação?

A técnica para a obtenção conduzida no processo de nitretação é obtida por meio da interseção combinada de nitrogênio, metal e calor. Uma vez submetido ao calor intenso, o nitrogênio se liga ao metal do aço. Quando o processo de nitretação é conduzido de maneira eficaz, o resultado obtido é uma liga muito rígida.

O que é alívio de tensões?

O alívio de tensões consiste em um procedimento que tem como principal função a obtenção de uma espécie de “rearranjo” em discrepâncias causadas por processos em que o aço tenha sido utilizado anteriormente.

Como amolecer cobre?

Use uma fornalha de indução. Como o cobre tem uma temperatura de fusão bastante elevada (1.

Quando se deve aplicar um processo de têmpera em um aço?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

O que é tratamento termico revenimento?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...