Um sistema de abastecimento de água, em geral é composto por: manancial, captação, adução, tratamento, reservação ou reservatório, rede de distribuição e ligações prediais, estações elevatórias ou de recalque.
A fonte que abastece o sistema de abastecimento de água é captada de água de superfície sendo o sistema composto por componentes hidráulicos e elétricos. ... O tubo de abastecimento deve distribuir a água da caixa de tomada até a unidade de tratamento do sistema abastecimento de água da escola.
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. ... A distribuição da água no Brasil é naturalmente desigual, de modo que justamente as áreas menos povoadas do país é que concentram a maior parte dos recursos hídricos.
O processo de desinfecção da água com cloro se dá através da adição do Cloro (Cl2) na água. A partir de então, este irá anular toda a atividade dos patógenos que estejam presentes na água, deixando-a apta para o consumo humano.
A decantação é um método físico de separação como a filtração, a coagulação, floculação, flotação, etc., trabalhando por densidade. Os decantadores de lodo usam taxas menores de decantação.
Filtração A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.
Conheça as etapas do tratamento de água
Pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação Essa é uma das principais etapas de tratamento da água, pois garante a eliminação de vírus e bactérias. Primeiro, corrige-se o pH da água. Depois, adiciona-se cloro ou ozônio para a eliminação dos microrganismos.
Após ser captada nos mananciais e chegar à estação de tratamento, a água recebe tratamentos diversos. ... Qual é o nome do processo envolvido na etapa de tratamento de água destacada no texto? Filtração.
A filtração. Quando fazemos café (e não é café solúvel), é necessário separar o pó do café da bebida (líquido), geralmente empregando um coador, o qual atua como filtro.