Um interruptor clássico tem dois fios para fechar um circuito e passar energia para a lâmpada. Quando a luz é desligada, corta o circuito e a corrente deixa de passar pelo interruptor — que fica totalmente desligado.
Quando apertamos um interruptor, as lâmpadas acendem quase instantaneamente. Dessa forma, é natural imaginarmos que os elétrons (corrente elétrica) movem-se com velocidades muito altas dentro do fio. No entanto, a velocidade dos elétrons é extremamente baixa, variando entre milímetros a alguns centímetros por segundo.
O interruptor intermediário, também conhecido como four way é utilizado para ampliar o número de interruptores em um circuito paralelo. Ou seja, com ele é possível utilizar três, quatro, ou mais interruptores para ligar ou desligar uma mesma lâmpada!
O interruptor é um dispositivo simples criado pelo médico Golding Bird, aproximadamente na década de 1840, utilizado na abertura de circuitos elétricos em redes, tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica.
INSTALAÇÃO DE LÂMPADA ACIONADA POR UM INTERRUPTOR O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho: *Atenção!
Como escolher o tipo mais indicado para o seu caso?
Os interruptores simples, como o próprio nome diz, são o tipo de apagador/acendedor de luz mais básico que você pode instalar na sua casa. Os interruptores simples são formados de apenas dois bornes e são mais utilizados para pontos de luz conectados entre condutores fase e neutro, ligando dois pontos distintos.
As tomadas são classificadas da seguinte maneira: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. Cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos. Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos.
O interruptor é um componente elétrico que possibilita comandar um ponto de iluminação, podendo acender ou desligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas. ... Já o interruptor com tomada é um componente elétrico que possibilita ter interruptor e tomada no mesmo ponto.
2. Leve os fios até as respectivas ligações
A instalação de tomadas e interruptores segue uma medida padrão: as tomadas devem ser posicionadas a 30 cm de altura do chão, já os interruptores precisam estar entre 90 cm e 1 m de altura em relação ao chão, sempre no mesmo eixo da tomada.
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
A maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar é conectando os cabos das fases nos bornes centrais e saindo com os cabos de retorno dos bornes laterais. No corpo do interruptor tem os desenhos de entrada e saída que são normalmente numerados.
Caso escolha um o disjuntor DIN para utilizar no chuveiro elétrico, deve ser usar um disjuntor com corrente elétrica correta para chuveiro ligado ao disjuntor e que tenha a curva B, a curva ficar descrita ao lado da corrente nominal do disjuntor.
Conecte o cabo terra do chuveiro com o cabo terra da instalação. Caso a sua instalação não possua o aterramento, não conecte – em hipótese alguma – o cabo terra junto ao neutro. Neste caso, o melhor a se fazer é isolar o cabo terra do chuveiro e não conectá-lo na instalação.
Conclusão: Chuveiros elétricos com potência de até 4400 Watts aceita-se a ligação com tomadas de 20 A(amperes). Chuveiros elétricos com potência superior a 4400 Watts deve-se utilizar a ligação com conectores específicos.
certificar de que o fio terra do aparelho está conectado a um sistema de aterramento.
ANTES DE DESENCAPAR: ENTENDA OS CABOS De acordo com a norma o cabo da fase pode ser branco, preto, vermelho, e amarelo, mas nunca da cor azul e verde. Já para chuveiros de ligação 220V teremos os seguintes cabos: terra (verde) e 2 cabos para a fase (seguindo a mesma norma de cores).