Tipos e estrutura dos sonetos Contudo, Willian Shakespeare (1564-1616) inventou o soneto inglês, formado por três quartetos (estrofes com quatro versos) e um dístico (estrofe com dois versos). Existe também o soneto monostrófico, composto por apenas uma estrofe com catorze versos.
é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. ... O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna.
Os Lusíadas pode primeiramente ser apresentado como uma obra clássica da literatura portuguesa, composta por Luís Vaz de Camões. É chamada de épica camoniana, por apresentar fatores relacionados às conquistas de Portugal. ... É muito importante para aspectos inerentes à história e literatura de Portugal.
A Narrativa é dividida em dez cantos que são organizados em 1.
Para fugir das perseguições, em 1547, Camões resolve embarcar, como soldado, para a África. Serviu dois anos em Ceuta. Combateu contra os mouros e durante uma briga perdeu o olho direito.
Universidade de Coimbra
Poeta
Luís de Camões
Estrutura da Obra Os Lusíadas é um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos. É composta de 8816 versos decassílabos (em maioria os decassílabos heroicos: sílabas tônicas 6ª e 10ª) e 1102 estrofes de oito versos (oitavas). As rimas utilizadas são cruzadas e emparelhadas.
Os Lusíadas
Lusíadas - significa 'Lusitanos', ou seja, são os próprios lusos, em sua alma como em sua ação. Herói: O herói de Os lusíadas não é Vasco da Gama, mas sim todo povo português [do qual Vasco da Gama é digno representante].