A memória de curto prazo é o mecanismo que permite você lembrar temporariamente do início da frase. Após compreender a informação, não é necessário lembrá-la e o cérebro esquece as palavras. Quando você lê, a sua memória de curto prazo atua do mesmo modo que o exemplo anterior.
Cada metade é um hemisfério (ver figura 1). Cada hemisfério cerebral encontra-se dividido em 4 áreas separadas chamadas lóbulos. Para a maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo do cérebro controla as funções verbais incluindo a linguagem, pensamento e a memória de palavras.
A partir do momento que entramos em contato com algum estímulo externo, o cérebro passa a trabalhar de forma intensa para dar uma resposta; intensa, mas rápida. A informação viaja pelos nossos neurônios a uma velocidade de 360km/h. A resposta varia para cada pessoa, de acordo com a experiência cerebral de cada um.
A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
Em “Como aprendemos”, Benedict Carey nos diz para pegar leve, dar uma pausa, dormir uma boa noite de sono e parar o martírio. Em vez de bater nossos cérebros em submissão por meio de 10.