Pensando além da procura pela afiação perfeita, a Carborundum atenta-se também a limpeza da faca, e com isso desenvolveu uma pedra de afiar feita em óxido de alumínio de alta qualidade.
O modo mais correto e recomendado de amolar uma faca é arrastando a lâmina pela pedra, nunca empurrando ela, fazendo um movimento em direção ao próprio corpo de quem está afiando o objeto. Este técnica permite que a vida útil da pedra seja prolongada e evita que desgastes inúteis sejam feitos.
Uma mão estará segurando o cabo da faca e a outra deve estar segurando a outra extremidade. Passe a superfície da lâmina por toda a extensão da pedra em movimentos contínuos, até criar uma rebarba. Faça isso de um lado da faca e depois do outro, mantendo o mesmo número de vezes.
Como afiar faca na pedra
1a: Com o canivete com a lâmina aberta, posicione a parte cortante em um ângulo de 15 graus (deitada e levemente inclinada) e faça movimentos circulares. Comece do início da pedra e vá avançando até o final. Tanto na ida quando na volta.
Você deve deslizar toda a lâmina da faca contra a chaira, começando pela base e indo até a ponta. Não é necessário fazer isso muitas vezes. Cerca de 5-10 vezes de cada lado da lâmina é suficiente.
Procedimento de afiação. Assentar o fio usando uma chaira; Fazer o polimento do fio utilizando a pasta verde cromo jacaré que deverá ser aplicada na face mais áspera do couro. E por último, dê uma limpada na lâmina para tirar o resíduo da pasta e dê o acabamento final usando a parte mais lisa do couro.
Tudo que você precisa fazer é molhar a lâmina de sua faca e passá-la, da ponta até o final do corte, no fundo da caneca. O contorno, normalmente áspero do fundo desses recipientes de cerâmica funcionam como um atrito para a lâmina, que fica afiadíssima em menos de 1 minuto.
Leve a navalha na sua direção. Mantenha um ângulo leve com a lâmina, de forma que a borda fique em contato com o couro em todo momento quando descer. Ao chegar na parte inferior, vire a lâmina e leve-a de volta para cima. Repita esse movimento de dez a 15 vezes.
Não utilize a pedra para afiar lâminas serrilhadas ou tesouras. Para evitar danos à faca, afie-a empregando uma suave pressão. Utilize toda a superfície da pedra, a fim de manter a uniformidade durante a afiação. Evite deixar a pedra cair e também procure não submetê-la a outros esforços de impacto.
Não utilize o afiador para afiar lâminas serrilhadas ou tesouras. Para evitar danos à faca, afie-a empregando uma suave pressão. Por estar associado ao uso de facas, mantenha o afiador fora do alcance de crianças. Para descarte dos produtos e embalagens siga as orientações de reciclagem vigentes.
– Temperando a pedra de afiar: A pedra de afiar é porosa e absorve os líquidos refrigerantes. Para fechar os poros usaremos vaselina sólida e uma vasilha para derreter em banho-maria. Fôrmas de assar pães são ótimas para a tarefa.
Normalmente, isso é feito usando uma roda abrasiva muito dura, devido ao risco de a lâmina quebrar, você não deseja fazer isso sem o equipamento de segurança adequado. Embora as facas de cerâmica fiquem afiadas por um bom tempo, não existe algo que "nunca precise ser afiado".
À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar. O que acontece é que os dentes minúsculos que constituem o gume (invisíveis a olho nu) encontram-se dobrados e é necessário restaurá-los e realinhá-los para voltar a obter o máximo poder de corte.
Depois passe um pano para limpar e pronto! Também é possível pegar um pedaço de papel alumínio, limpá-lo com água de reúso, dobrá-lo algumas vezes e cortá-lo repetidamente com a tesoura ou passar a lâmina da faca ou do alicate no item. Essas são algumas dicas de como amolar tesoura e faca sem muito esforço.
Aprenda um truque para amolar alicate de unha usando papel-alumínio
Veja como fazer:
Passe a faca novamente pelo encaixe.
Agora, confira alguns modelos disponíveis no mercado, com boa qualidade e resistência:
Por que não vemos mais amoladores pela cidade? Resposta: Porque, de maneira geral, a sociedade de consumo tornou os objetos substituíveis.
O amolador, que antigamente também era reparador de sombrinhas, é um comerciante ambulante que se desloca numa bicicleta ou motocicleta para oferecer seus serviços de amolar facas, tesouras e outros instrumentos de corte.
adjetivo Capaz de amolar ou afiar instrumentos cortantes.
O amolador, que antigamente era conhecido como o reparador de sombrinhas, era assim chamado um comerciante ambulante que se transportava em uma bicicleta ou motocicleta oferecendo serviços para amolar facas, tesouras, e ainda vários outros tipos de instrumentos de corte.
Como afiar tesoura e alicates usando alumínio