Segundo o Denatran, serão possíveis quase 500 milhões de combinações diferentes (26 X 26 X 26 X 26 X 999), contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro (26 X 26 X 26 X 9999).
A combinação entre as 26 letras e os 10 algarismos determina milhares de placas diferentes. Veja como é feito o cálculo do possível número de placas: Em cada uma das posições envolvendo as letras, temos 26 opções e em cada posição dos números, temos 10 opções.
Podem ser formadas 322560 placas diferentes.
No Brasil, existem nove modelos de placas para veículos. Veja: Placa cinza com letras e números em preto: significa PARTICULAR. Esse tipo de placa é o mais comum, utilizado para veículos PARTICULARES.
A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. ... Quem não desejar indicar números e letras personalizados poderá continuar escolhendo entre 20 combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran. SP sem necessidade de pagar taxa extra.
Como ficará a placa nova em carros que usam o sistema antigo? Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra.
O que muda na placa padrão Mercosul
Desde o ano passado, os motoristas do Estado de São Paulo já podem escolher quais serão as letras e números da placa de seus veículos novos. O Detran-SP disponibiliza o serviço, que é opcional, por um custo extra de R$ 91,18, além da taxa de emplacamento usual, que é R$125,53 para carros.
Confira abaixo as letras e as sequências numéricas por estado:
Confira em ordem de A – Z
Azul: carros oficiais; Verde: carros de teste; Dourado: carros diplomáticos; Prateado: modelos de coleção.
Como funciona a combinação de letras nas placas dos veículos. ... A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).
Como vou saber de qual cidade é um determinado veículo? Hoje em dia é fácil identificar o Estado e município onde um automóvel foi registrado, pois essas informações ficam em uma plaqueta na parte superior da placa. No novo padrão, porém, esse espaço é reservado exclusivamente para o país de registro do veículo.
A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. A ideia teve apoio do Brasil e, em 2014, o sistema de unificação foi oficialmente anunciado.
Posso consultar carros e veículos antigos? Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.
O Detran está alertando os proprietários de veículos que continuam circulando com a antiga placa de duas letras (placas amarelas) que o prazo para a substituição pelas atuais, de três letras, terminou no último dia 31 de dezembro.
A consulta pelo Chassi pode variar de acordo com o estado do veículo, porém costuma ser desta forma a verificação:
Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime. Para consultar Chassi e Número Motor acesse o site e procure pela busca através de Decodificador. Depois basta preencher o campo com o número do veículo que deseja pesquisar.
Para consultar o número do chassi de um veículo, basta procurar as caixas correspondentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O VIN está nas duas faces do documento, como indica a imagem abaixo.