Conflitos étnicos
Os conflitos no Cáucaso são uma série de guerras civis, conflitos separatistas e/ou conflitos étnicos, e até mesmo conflitos entre nações, que ocorreram na região do Cáucaso desde a época da União Soviética até ao fim da Guerra Fria.
Essa é uma região de grande instabilidade e conflitos territoriais, isso porque marca a fronteira entre dois continentes, Europa e Ásia. Além disso, é um ambiente com existência de metais não-ferrosos e de jazidas de petróleo, o que acirra ainda mais o interesse no domínio territorial daquele local.
Os chechenos são um povo nativo da vertente norte das Montanhas do Cáucaso. Habitam maioritariamente a República da Chechénia, uma das repúblicas da Rússia. São um grupo étnico ou povo com mais de um milhão de pessoas e com igual número de falantes da sua língua - o checheno.
Os chechenos vivem na República da Chechênia, atualmente uma das repúblicas que compõem a Federação da Rússia. As línguas oficiais são checheno e russo. ... Casamentos ainda são arranjados na Chechênia, em grande número. As mulheres casadas pertencem aos seus maridos.
Resposta. A Russia tem interesses pois, a Chechenia é uma area estratégica, rica em rede hidográficas (a água no século XXI será motivo de muitas guerras), em vias de comunicação e transporte (por ali passam oleodutos que escoam o petróleo da bacia do mar Cáspio) e em importante jazidas de gás natural e petróleo.
Rebeldes chechenos reivindicaram a responsabilidade pelo atentado a bomba contra um trem no qual 26 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na Rússia na semana passada, segundo uma página na internet simpática aos insurgentes.
Temendo que os russos mais uma vez conseguissem derrotá-los, os chechenos decidiram buscar apoio militar da Alemanha Nazista. ... Dessa forma, a Chechênia declarou uma nova independência, em novembro de 1991.
Localizada no norte do Cáucaso, região plena de movimentos separatistas, a República da Chechênia divide limites com a Ingushétia e Ossétia do Norte a oeste; o Krai de Stavropol a norte; o Daguestão a norte e a leste, e a República da Geórgia ao sul.