O ideal é que as peças sequem ao ar livre, de modo natural e para que isso aconteça coloque-as sobre papelão ou espuma que ajudam a absorver a umidade e evitam que elas fiquem deformadas. No caso de peças pequenas a secagem pode ser acelerada com ventilador ou secador de cabelo.
Se acontecer de esquecer o saquinho aberto,a massa vai criar uma película plástica. Dependendo do tempo que ficou exposta,dá para salvar,RSS.. Retirar essa superfície dura,e acrescentar um pouquinho,bem pouco mesmo,de creme não gorduroso e misturar bem,sovar,sovar,amassar,beliscar,até ficar na consistência desejada.
Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la ? Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.
Uma pequena quantidade de massinha de modelar pode ser endurecida, sem que fique rachada, a partir de secagem a ar com a utilização de um papel de cera ou secagem no forno a 95° por cerca de 30 minutos.
Dicas pra quem faz biscuit
Faça um montinho com a massa.
Para a massa não grudar na mesa, forre com um E.V.A, e você pode deixar suas peças secando em cima dele que não ira deformar. Depois de secas as peças de biscuit podem ser envernizadas, tanto com verniz base água ou verniz base solvente.
#Dica 1. Sempre espero o tempo de secagem de cinco a sete dias para que não estrague a peça. Como sabemos , o biscuit precisa secar para poder finalizar , quando ele está úmido não pode pintar , pois se vc errar a pintura , já não dará para reparar por que a peça estará úmida ainda , e vai borrar e manchar a sua peça.
Cola branca: a cola branca escolar ou a cola de biscuit são duas opções ótimas pra juntar peças feitas com massa de biscuit. A diferença entre elas tá na secagem e na grossura! É que a cola branca escolar é mais fina e leva mais tempo pra secar.
Para dar um acabamento na peça de biscuit é necessário passar o verniz mais tem certas peças que não tem necessidade de envernizar. Mais para usar o verniz tem que certificar que a peça esta totalmente seca. E Você precisa usar verniz que, ao secar, fique transparente para não mudar a cor do seu trabalho.
O verniz vitral fosco imita jato de areia. Os materiais indicados para uso deste verniz são o vidro, biscuit, porcelana, metal, gesso e espelho.
Eu recomendo o vitral, que tem uma excelente cobertura com apenas uma aplicação, além de secagem rápida, mas se preferir pode ser feita duas aplicações. Antes de envernizar as suas peças, tenha certeza que elas estejam totalmente secas e use um pincel de cerdas macias.
Se for fazer decoupage com guardanapo ou com jornal, antes da aplicação, passe verniz spray fosco, pois facilita na hora da decoupage. Se for fazer decoupage com papel ou com papel de presente pode passar a própria cola para decoupage, pois a cola impermeabiliza o papel, mas apenas para uma pequena Decoupage.
Guarde a massa tingida por 24hs antes de usar Embrulhe a massa em um plástico ou outro material que vede totalmente o ar – o ideal é um filme de silicone, do tipo usado para embrulhar congelados. Espere no mínimo 24 horas antes de usar a massa tingida, porque antes disso ela pode sujar suas mãos.
O biscuit, também conhecido como porcelana fria, é uma massa muito versátil, que pode ser utilizada para diversas aplicações, é de fácil modelagem, tingimento e pintura. O biscuit pode ser tingido antes de começar o trabalho ou depois que o trabalho esteja seco e pronto. ...
6. Para diferentes efeitos, utilize diferentes materiais. Se você deseja um brilho diferente, por exemplo, é possível até mesmo apostar em uma base de esmalte. Se você quer dar um efeito de textura com alto-relevo, uma boa aposta é a tinta puff.
Para tingir a massa com tinta tecido,separe um pedaço de massa e coloque uma quantidade de tinta maior do que a quantidade de corante de parede,pois a tinta tecido precisa-se de uma quantidade maior para atingir uma cor mais forte. Sove a massa até que fique uma cor homogênea.
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira).