Muitas pessoas têm curiosidade em saber: Por que não se Pode Acordar um Sonâmbulo? Segundo o professor do curso de Medicina, Denis Martinez não se deve acordar uma pessoa sonâmbula porque é perigoso, visto que o sonâmbulo está fora de si e sua reação é imprevisível, ele pode reagir negativamente e até mesmo ficar agressivo. No entanto, se um sonâmbulo ficar passeando pela casa, o que pode ser feito é levá-lo para cama novamente para que continue dormindo, sem acordá-lo e tocá-lo.
Porém, os médicos dizem que deixar um sonâmbulo perambular sem supervisão pode ser bem perigoso. Mesmo que seja raro, é possível que as pessoas tenham atitudes que possam colocar suas vidas em risco, como saltar de uma janela, sair andando pela rua e até dirigir.
Definir a diferença entre esse distúrbio e outros é algo que só pode ser feito por um médico. “Se houver tremores, gritos ou outras reações é melhor procurar um médico. Pois pode ser outro tipo de parassonia ou mesmo outra doença”, reforça Marcia Pradella Hallinan, especialista em medicina do sono e neurologista do Hospital Sírio-Libanês.
Nesses, casos, aliás, é recomendado que se procure um médico e que medicamentos específicos, como benzodiazepinas, sejam prescritos para acalmar a atividade noturna dos pacientes
De acordo ainda com o médico, quando dormimos, deixamos de controlar o que se passa à nossa volta. Durante o sonambulismo, é como se o corpo acordasse só que a mente continuasse dormindo, não podendo controlar os movimentos e sentidos. Por isso, ao tentar acordar uma pessoa sonâmbula ela pode se assustar e reagir correndo ou agredindo, por exemplo. Especialistas afirmas quem não existem evidências que comprovem uma atitude maldosa feita pela pessoa em estado de sonambulismo.
Os médicos dizem que, dependendo do caso, é possível que o sonâmbulo reaja mal ao susto e tenha reflexos violentos. E, segundo relatos, durante o sonambulismo, as pessoas costumam contar com uma força muito superior a que apresentam enquanto estão acordadas.
Mas e quanto acordar o sonâmbulo? É mesmo perigoso? “Não há necessidade de acordar o sonâmbulo. Ele vai se assustar por estar em um ambiente diferente, mas não o suficiente para chegar a um quadro cardíaco. O ideal é leva-lo de volta à cama,” orienta Luciano Ribeiro. Veja mais dúvidas abaixo.
Por não conseguir controlar o que está fazendo, a pessoa que sofre com sonambulismo pode, por vezes, ser perigosa para a própria saúde, já que pode acabar saindo na rua dormindo, ou perigosa para a saúde dos outros, já que pode tornar-se violenta ao tentar ser acordada. Assim, o ideal é que o sonâmbulo durma em um cômodo com a porta fechada e sem objetos perigosos.
A pergunta pode parecer estranha, mas, conforme dizem por aí, não se deve jamais acordar um sonâmbulo no meio de uma “crise”. Muita gente acredita que despertar a pessoa desse devaneio pode causar um susto tão grande que pode ser fatal, especialmente se o sonâmbulo sofrer com alguma doença do coração.
Geralmente o sonambulismo cura sozinho, cessando na adolescência, mas para algumas pessoas podem surgir episódios mais tarde, podendo ser necessário consultar um especialista do sono ou um psicólogo para identificar uma possível causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Entretanto, segundo especialistas em transtornos do sono, acordar um sonâmbulo não coloca a vida dele em risco. Mas, claro, isso não quer dizer que não existam riscos envolvidos nesse ato.
Não existe um tratamento específico para o sonambulismo, por isso, ao se identificar que a pessoa sofre com sonambulismo é importante prezar pela sua segurança, mantendo as portas e as janelas devidamente fechadas durante a noite, para evitar que ela saia de casa sozinha e protegendo os degraus ou desníveis da casa, para evitar que ela caia e possa se machucar.
Na maior parte das vezes a pessoa tem poucos episódios de sonambulismo na vida, mas quando o pai, a mãe ou os irmãos também são afetados, a pessoa pode ter episódios mais frequentes que perduram pela vida adulta.
O sonambulismo deve ser tratado de forma coerênte e não se deve levar qualquer atitude a sério. Existem diversos casos de sonambulismo, um deles o pai de uma menina de 7 anos acabou estuprando sua filha enquanto dormia, ele tem um tipo de sonambulismo chamado de sexonambulismo. Acredito que agora, além acabar com a curiosidade deu para aprender que o sonambulismo é coisa séria.
+ Calculadora do sono: quantas horas de sono você precisa, de acordo com a faixa etária
Andar com os braços para frente, contar os segredos e até morrer se for acordado. O sonambulismo é um distúrbio que alimenta diversas crenças populares, mas qual delas realmente está ligada ao transtorno?
O sonambulismo é um distúrbio do sono que acontece durante a fase mais profunda do sono. A pessoa que é sonâmbula pode parecer estar acordada porque se movimenta e está com os olhos abertos, no entanto, ela continua dormindo e não consegue controlar exatamente o que faz e normalmente, quando acorda não se lembra de nada do que aconteceu.
Normalmente não são necessário exames especiais para confirmar uma situação de sonambulismo, já que o médico especialista do sono pode chegar ao diagnóstico apenas com os relatos dos familiares ou amigos.
As causas do sonambulismo ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que pode estar relacionado a uma certa imaturidade do sistema nervoso, sendo por isso mais comum nas crianças e adolescentes.
Um sonâmbulo pode andar, comer, fazer coisas comuns e até sair de casa de forma inconsciente enquanto está dormindo. “Uma pessoa que senta na cama ou apresenta quadros de terror noturno pode ser confundida com um sonâmbulo. Mas há quadros epiléticos ou mesmo em que a pessoa vivencia um sonho se movimentando, como se estivesse pulando ou correndo, sem sair do lugar, que não são quadros de sonambulismo. É preciso procurar um médico para um diagnóstico e tratamento correto”, explica Luciano Ribeiro Pinto Jr., neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS).
A dificuldade para dormir também pode ser um sintoma ou efeito colateral de outro problema. Esse tipo de insônia é frequentemente sintoma alguns tipos de problemas de causas internas, como doenças emocionais, neurológicas ou mesmo sistêmicas.
8 técnicas usadas por atletas para maximizar o descanso durante o sono
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
12 dicas para relaxar o corpo (e desestressar) durante o dia
Conheça agora algumas técnicas para você praticar a meditação antes de ir para cama.
Espairecer pode ajudar a esquecer os problemas por um tempo, a acalmar a cabeça e voltar à rotina se sentindo um pouco mais leve. Se você não faz atividade física, exercite-se. Caminhar, correr, fazer musculação ou praticar um esporte são práticas úteis para extravasar sua raiva e esquecer os problemas.
Sintomas de esgotamento emocional: o que fazer para evitar