Para escolher a forrageira certa, o produtor deve considerar as características da espécie, como potencial produtivo, persistência, capacidade de rebrotação após corte ou pastejo e valor nutritivo. Além disso, é preciso analisar também o tipo de fazenda e da atividade, como cria, recria, engorda ou silagem.
origem subtropical, como: coast-cross (Cynodon dactylon cv. Coast Cross), tifton (Cynodon spp.), rodes (Chloris gayana), ramirez (Paspalum guenoarum cv. Ramirez), pensacola (Paspalum notatum cv.
Vejamos a seguir os tipos de pastagem mais cultivados no país.
Para a semeadura do capim-braquiária, em todos os anos, foi utilizada semeadora de plantio direto com sulcos espaçados 45 cm um do outro.
Brachiaria Humidicola - Capim Quicuio
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.
O capim Aruana prefere solos leves, friáveis, bem drenados e profundos. A semeadura deve ser feita normalmente no início da estação chuvosa, em outubro. Pode ser realizado a lanço, em linhas, aéreo ou em covas. A quantidade de sementes por ha varia de 10 a 15kg dependendo do valor cultural das sementes.
Volume de semeadura: 6 a 7 Kg/ha; Altura de entrada do rotacionado: 25 a 30cm; Altura de saída do rotacionado: 15 a 20cm; 2cm de profundidade para semeadura.
Por não produzir sementes viáveis, o tifton é cultivado por meio de estruturas vegetativas, os estolões. As maneiras mais comuns de implantação da gramínea são em sulcos, em covas ou a lanço. Recomenda-se realizar o plantio durante o período das águas (outubro a janeiro).