Padre Márlon está internado na UTI de um hospital do município de São José dos Campos, em São Paulo, desde o dia 17 de novembro, devido ao agravamento da doença neurodegenerativa que sofre: Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD).
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Uma antiga definição de saúde fazia referência apenas à ausência de doenças. Mas, atualmente, compreende-se a saúde como um conjunto de ações, hábitos e condições que proporcionam o bem-estar geral do ser humano: a qualidade de vida.
A pessoa que está doente deve repousar num lugar sossegado e confortável, com muito ar fresco e claridade. Não deve sentir nem muito calor nem muito frio. Se o ar é frio ou a pessoa sente calafrios, deve-se cobri-la com um lençol, uma capulana ou uma manta.
Afinal, estamos saudáveis, não é mesmo? Não necessariamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença e enfermidade”. Estar saudável, portanto, não significa apenas não estar doente.
Resposta: Então, há uma grande diferença entre ser doente e estar doente. Quem é doente precisa estar sendo constantemente acompanhado por um ou vários especialistas a fim de que possa ter uma vida normal.
A exposição dos indivíduos a doenças transmissíveis; O baixo número de anti-corpos; A contaminação do corpo devido alguma doença; A alimentação e qualidade de vida, entre outros.