Podemos classificar os peixes basicamente em três grupos: Ciclóstomos ou agnatos: são os peixes que não possuem mandíbulas. Condrictes: são os peixes cartilaginosos. Ósseos: são os peixes ósseos.
Répteis
As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas. Muitas podem voar, outras fazem apenas voos curtos, como a galinha.
são divididas em dois grupos: ratitas (aves que não voam e apresentam o esterno achatado com músculos peitorais pouco desenvolvidos – avestruzes, emas, kiwis e emus) e carinatas (aves voadoras, com o esterno apresentando quilha e músculos fortes).
As aves são os únicos animais vivos que apresentam penas, estruturas que auxiliam no voo e na atração de parceiros. As aves constituem uma classe de animais normalmente lembrada pelo voo e canto de alguns de seus representantes.
Os pássaros são aves que apresentam algumas características marcantes, como pé anisodáctilo. Como são aves, todos os pássaros possuem penas e bicos, botam ovos, são endotérmicos, possuem sistema digestório completo, sistema circulatório, coração com quatro cavidades e respiração pulmonar.
As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.
Todas as aves apresentam BICO, porém outros animais como o ornitorrinco e a tartaruga também possuem estruturas semelhantes. Todas as aves apresentam ASAS, que podem ter a função de voo ou natação. No entanto, os morcegos também possuem asas e as utilizam para voar.
As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.
Principais características das Aves: - São ovíparos (embrião se desenvolve dentro de um ovo, em ambiente externo e sem ligação com a mãe); ... - Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas); - Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar);
Aves aquáticas precisam manter as penas impermeabilizadas para garantir a flutuabilidade. Essa impermeabilização é feita utilizando a secreção da glândula uropigiana. Essa secreção é de natureza lipídica, sendo removida pelo detergente utilizado para remoção do óleo.
As aves possuem um tipo de cera em suas penas que é insolúvel em água. Esse cerídeo permite que elas possam nadar, assim flutuando e não afundando.
Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de ossos ocos e penas, músculos bem desenvolvidos e a ausência de estruturas que elevariam seu peso. As aves são animais que apresentam como característica peculiar a presença de penas.
As aves são animais endotérmicos, que constituem a classe mais numerosa de animais vertebrados terrestres. ... Todas as aves apresentam os membros anteriores transformados em asas e têm o corpo aerodinâmico revestido por penas.
Cientificamente aves são classificadas como animais vertebrados endotérmicos cobertos com penas, dotados de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores com função de locomoção bipedial. ... Os sacos aéreos, assim como as penas, atuam, também, no isolamento térmico.
As aves possuem diversas adaptações para o voo. Tais adaptações estão relacionadas ao formato aerodinâmico e à redução do peso do corpo. A presença de membros anteriores, transformados em asas, e de penas são algumas dessas adaptações.
De modo geral, a cor das penas em pássaros, se deve à presença de certos pigmentos, como a melanina, carotenóides e porfirinas, que dão as cores marrom-avermelhado, marrom, amarelo fosco e preto, além de tons amarelos, vermelhos, laranjas e verdes para as penas.
Enquanto a voz das aves é produzida pela siringe, nos mamíferos é produzida pela laringe sendo que ambos os órgãos fonadores ficam na garganta. ... Quando o ar passa pela siringe ela vibra e com ela as moléculas do ar em volta. Essa vibração é amplificada e o som sai pela boca na forma de onda sonoras que escutamos.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
A freqüência respiratória aumenta gradativamente à medida que a temperatura ambiente fica acima dos 30 graus. As aves não conseguem perder calor via suor como os humanos, uma vez que não transpiram. Elas só perdem calor resfriando seus órgãos internos através da respiração, ou bebendo água.