mesa é também o lugar onde esta luta se efetua, através do rigor absoluto aos princípios concernentes à alimentação. O fim último é o respeito e o reconhecimento da vida que vem de Deus.
Mefibosete era filho de Jônatas (grande amigo de Davi) e neto do rei Saul. Ele era deficiente físico e foi levado ainda pequeno para uma cidade chamada Lo-Debar. Um lugar de miséria, sem pasto e de sequidão. Os moradores da cidade eram em sua maioria doente e muito pobre.
Rispa ("carvão", "pedra quente"), era filha de Aiá, e uma das concubinas de Saul. Ela era a mãe de Armoni e Mefibosete. Após a morte de Saul, Abner a tomou como esposa, resultando em uma briga entre ele e o filho e sucessor de Saul, Isbosete.
Jônatas e Davi haviam feito uma aliança, onde Jônatas retirou sua capa e a deu a Davi, junto com suas vestes, sua espada, seu arco, e o seu cinto. Dessa forma, onde quer que o rei Saul o enviasse, Davi conduzia-se com prudência, e era bem sucedido. O rei o exaltou, colocando ele como um superior dos homens de guerra.
Jônatas tirou suas roupas e vestiu Davi com seu manto e armadura. ... Não era apenas um vínculo espiritual, tornou-se uma aliança para “Jônatas fez uma aliança com Davi, porque o amava como a sua própria alma” (1 Samuel 18: 3). Aqui está a Bíblia dando testemunho do amor entre duas pessoas do mesmo sexo.
Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto” (1Sm 18.
Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus. ... Dependência de Deus e obediência foram fatores determinantes para sua escolha para reinar sobre Israel. Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência.
Jónatas ou Jônatas (em hebraico: יְהוֹנָתָן / יוֹנָתָן), Hebraico moderno Yonatan / Yəhonatan Tiberian Yônāṯān / Yəhônāṯān), foi um filho do Rei Saul e amigo de David. O significado de seu nome é “O que Javé deu”, ou “o presente de Deus”.
Isbosete (também chamado de Is-Bosete, Esbaal, Asbaal ou Isbaal - significa "Homem de Vergonha"), aparece na Bíblia Hebraica. Ele foi um dos quatro filhos do Rei Saul, e foi escolhido como o segundo rei do Reino de Israel após as mortes de seu pai e de seus três irmãos na Batalha do Monte Gilboa.