O tratamento para a bursite no ombro pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone, por 7 a 14 dias. Mas, além disso, é importante dar repouso à articulação, mantendo-se longe do trabalho, se possível.
Remédios para tratar a Bursite
Ressonância magnética: geralmente indicada para lesões do manguito rotador, lesões ligamentares e musculares no ombro. A Artro ressonância é usada para diagnóstico das lesões labrais. Ultrassonografia: usada para avaliação do manguito rotador. Tem um custo menor que a ressonância magnética.
A inflamação também pode ser descoberta através de exames como ultrassom ou ressonância magnética. Também se pode realizar um raio-X, de forma a excluir uma possível suspeita de outro tipo de lesão, como uma fratura por exemplo, ou perceber se há algum fator relacionado com a bursite no quadril.
A radiografia é uma das primeiras opções de exame para avaliar tendinite e bursite, mas só é capaz de identificar lesões iniciais. Outro exame de imagem que é considerado de ótimo custo-benefício é a ultrassonografia, além de funcionar como um guia para as punções terapêuticas.
Quais os sintomas
Para um diagnóstico mais preciso ou em situações de tendinite de maior gravidade, o indicado é a ressonância magnética — exame que vai fornecer imagens mais detalhadas dos músculos e tendões.
Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são Ibuprofeno, Naproxena, Paracetamol, Cataflan, Voltaren e Calminex, por exemplo.
O sintoma principal da tendinite do ombro é a dor. Esta localiza-se geralmente na face anterolateral da articulação, ocorre quer com o esforço quer em repouso, agravando durante a noite e impedindo muitas vezes o doente de descansar.
Como aliviar a tendinite
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem:
Tratamentos conservadores – tais como descanso, gelo e fisioterapia – às vezes são o necessário para se recuperar de uma lesão do manguito rotador. Se a sua lesão é grave e envolve uma ruptura completa do músculo ou tendão, você pode precisar de uma cirurgia do ombro.
Principais causas de lesão Esforço repetitivo e impacto de estruturas articulares: a prática repetitiva de certos movimentos, que exigem muito da articulação, podem ocasionar a inflamação e até mesmo a ruptura dos tendões do manguito rotador.