Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau. A representação gráfica de uma função do 2º grau é dada através de uma parábola, que pode ter a concavidade voltada para cima ou para baixo.
A parábola de foco F e diretriz d é o conjunto de todos os pontos cuja distância à reta d é igual à distância ao ponto F. ... Para marcar diversos pontos de uma parábola, dados o foco F e a diretriz d, traçamos por F uma reta r perpendicular a reta diretriz, e denominamos D o ponto de intersecção entre r e d.
Nesse caso a equação da curva é , sendo F=(0,-p) e a diretriz é a reta y=p. b) quando a diretriz é paralela ao eixo vertical e o foco está no eixo horizontal. Trocando as variáveis x e y, obtemos a equação que é uma parábola com foco no ponto (p,0) e diretriz a reta x = -p.
Como se obtém a equação reduzida da parábola: Vamos obter a equação da parábola em que o foco está sobre o eixo dos yy, o seu vértice é (0,0) e a directriz é paralela ao eixo dos xx....
Vejamos agora quais são esses elementos principais na hipérbole:
O ponto F da definição da parábola e da imagem anterior é chamado de foco e determina essa figura. A reta r, também presente na definição e na imagem anterior, é chamada de diretriz da parábola. Essa reta é usada junto ao foco para a definição dessa figura.
1 - Qual a equação da parábola de foco no ponto F(2,0) e vértice na origem? Daí, por substituição direta, vem: y2 = 2.
Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.
1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).
Significado de Parábola substantivo feminino Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo. ... Etimologia (origem da palavra parábola). Do grego parabolé.
História da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo Homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo.
As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.
No Brasil, os registros mais antigos estão localizados no Estado do Piauí, precisamente na Serra da Capivara. Do ano 5 mil a.C. ao começo do século XII (fase quando a arte surgiu no Brasil), os povos amazonenses já fabricavam enfeites e objetos de cerâmica.
A arte brasileira surgiu da mistura de outros estilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais de 5 mil anos, até a arte primitiva. ... Outra a ser citada é a arte indígena, na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 milhões de índios.
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza. ...