Plantio. As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas.
Abra o pimentão no meio, retire as sementes e ponha para secar de um dia para o outro (exclua as sementes escuras, as esquisitas e feitas) ou, se preferir, ponha as sementes, primeiro, em um copo de água, deixe até o dia seguinte e exclua todas as sementes que boiarem (depois, seque-as em papel toalha e um dia de ar ...
A produção de mudas em bandejas deve ser feita em ambiente protegido, como telados. A técnica mais recomendável para se produzir mudas é de semeio em bandejas de isopor de 128 células, preenchidas com substrato comercial ou preparado na propriedade, colocando uma semente por célula.
Como qualquer um que ama pimentões, você deve saber que eles estão disponíveis em várias cores: verde, amarelo, laranja e vermelho. E o mais óbvio seria que o pimentão verde nascesse em um pé de pimentão verde (ou árvore, sei lá), pimentões amarelos nascessem no pé de pimentão amarelo, e assim por diante.
*O pimentão verde é o menos maduro; o amarelo é quase maduro e o vermelho, o mais maduro. O sabor também muda: o verde é o mais ácido (e considerado indigesto…); o amarelo e o vermelho são mais docinhos.
O pimentão verde é rico em vitamina C, enquanto o amarelo e vermelho possuem uma maior quantidade de vitamina A. Mas vale lembrar que o pimentão vermelho é conhecido pela sua grande quantidade de antioxidantes, como o beta-caroteno, combatendo radicais livres e sendo uma aliada no combate ao câncer.
Os mais coloridos possuem maior "brix", uma escala utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares. Por isso, eles são mais doces. Já os verdes, como o próprio nome diz, não está maduro e por isso tem um sabor mais forte.
No pimentão, o que causa a indigestão é a pele, mas também a parte branca que ele tem dentro, em conjunto com as sementes. ... 2) Os pimentões vermelhos e amarelos tendem a ser menos indigestos, já que a película da casca é menor. 3) Não se esqueça de tirar a pele branca que fica dentro do pimentão.