Já a competência das despesas é a data em que cada compra foi feita ao longo do mês, mais precisamente a data em que houve o fato gerador de cada despesa. No exemplo, a pessoa tem R$ 2.
No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.
De acordo com a IFAC, o objetivo do IPSASB é servir ao interesse público pelo desenvolvimento de normas de alta qualidade para a elaboração de demonstrações contábeis por entidades do setor público, facilitando a convergência das normas nacionais às normas internacionais, melhorando, assim, a qualidade e uniformidade ...
Para realizar a medição dos resultados de uma empresa, o mais comum e recomendado é que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas e as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não é considerada.
A fórmula clássica é (nº de demissões + nº de admissões)/2, dividido pelo total de funcionários. Essa taxa de rotatividade acaba se tornando importante para que a organização entenda seus problemas e crie ações para solucioná-los e melhorar os resultados da empresa como um todo.
Os indicadores de desempenho ou resultado essenciais para medir o sucesso de sua empresa. Criar e acompanhar indicadores de desempenho ou resultados é importante na busca do sucesso de uma empresa. São eles que permitem estabelecer metas objetivas e acompanhar se estão sendo alcançadas.