Todo polígono convexo possui os seguintes elementos: Lados: são os segmentos de reta que determinam o polígono; Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados; Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.
Os triângulos podem ser classificados com base em seus lados ou ângulos. Um triângulo é um polígono de três lados, três vértices e três ângulos.
Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a origem comum dessas semirretas.
J. 2 Polígonos
ângulo que mede exatamente 180°, os seus lados são semirretas opostas; côncavo ou reentrante: ângulo que mede mais de 180°e menos de 360°; giro ou completo: ângulo que mede 360° (também pode ser chamado de Ângulo de uma volta).
Para que duas figuras geométricas sejam consideradas congruentes é necessário que os lados correspondentes dessas figuras tenham medidas iguais e que o mesmo aconteça com seus ângulos correspondentes.
Ângulos correspondentes Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes).
Um paralelogramo possui:
O retângulo é um polígono estudado na geometria plana. Como ele tem quatro lados, é classificado como um quadrilátero, e recebe o nome retângulo pelo fato de possuir os quatro ângulos retos, ou seja, com medida de 90º.
Triângulo é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos. Para fazer o cálculo do perímetro de um triângulo basta fazer a soma da medida de todos os lados, a soma dos ângulos internos é sempre 180º.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.