Taxas equivalentes
Duas taxas efetivas são ditas equivalentes se transformadas, utilizando as equações de juros, compostos para mesma unidade de tempo apresentam o mesmo valor. Também podemos afirmar que as taxas equivalentes são aquelas que produzem o mesmo valor futuro aplicadas ao mesmo valor inicial.
Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.
Como calcular juros ao mês com fórmula ou calculadora Não basta simplesmente dividir 9% por 12, porque, nos juros compostos, os juros incidem sobre o montante acumulado, e não sobre o valor inicial. Na prática, são juros sobre juros. Por isso, é necessário utilizar uma fórmula específica: iM =12(1+iA) -1.
O montante é calculado pela soma do capital com os juros — M = C + J.
Basta dividir a taxa pelo número de meses que tem um ano (12). Observação: o valor da taxa deverá estar escrito em decimal para ser substituído na fórmula.
Daí ter dividido 145 dias por 360, para obter o valor equivalente em anos, já que um ano comercial possui 360 dias. J = ? 1) Calcular os juros simples produzidos por R$ aplicados à taxa de 36% a.a., durante 125 dias. A taxa de 36% a.a. equivale a 0,36/360 dias = 0,001 a.d.
Juros Simples
A conversão de taxas sob regime de juros simples é feita alterando a grandeza do período em questão, ou seja, 1% ao mês equivale a 12% ao ano, pois em juros simples, a taxa é aplicada no capital inicial.
Como converter taxa anual para mensal A fórmula é a seguinte: Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim: Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%.
Veja a expressões correta de acordo com o período desejado: 1 + im = (1 + id)30 → 1 mês = 30 dias. 1 + ia = (1 + im)12 → 1 ano = 12 meses. 1 + ia = (1 + is)2 → 1 ano = 2 semestres.
Por exemplo, clicando em ano para mês é como se você estivesse convertendo uma taxa de juros de 12% ao ano para o seu valor mensal. As fórmulas para converter taxa de juros no Excel são as seguintes: Dia para mês: (1+Taxa)^30-1. Dia para ano: (1+Taxa)^360-1.
Conversão de Taxas de Juros anual para mensal usando uma calculadora financeira (Hp 12c)
Para começar, vamos usar a fórmula: F=P*J*N, em que F é o valor final dos juros medido em Reais, P é o valor principal, J é a taxa de juros por período e N é o número de períodos totais como meses ou anos. Veja o exemplo: No Excel, coloque F (valor final) na célula B4: ele é o que queremos descobrir!
Logo, se você fizer o procedimento inverso, encontrará a taxa de juros diária: F = P (1+i)^n 1,02 = 1*(1+i)^30 Se tirarmos a raiz trigésima, teremos: 1,02^(1/30) = (1*(1+i)^30)^(1/30) 1,00067 = 1 + i i = 0,0067 Abraços!
Qual a taxa mensal de juros equivalentes a 0,1% ao dia? A taxa mensal de juros equivalente a 0,1% ao dia é de 3,04%.
Para fazer esse cálculo, considere que um mês comercial tem 30 dias e corresponde a 1% de juros. A divisão dos juros pelo mês comercial representa 1/30, resultando em uma porcentagem diária de 0,033%. A porcentagem obtida é, então, multiplicada pelo número de dias de atraso.