As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas.
Significado de Urbanista adjetivo Relativo ao urbanismo. substantivo masculino e feminino Especialista em urbanismo.
O urbanista tem papel fundamental na sociedade, pois sua atuação está ligada ao bem-estar e à qualidade de vida da população. O trabalho desse profissional serve para facilitar a circulação de pessoas, descongestionar a área central das cidades, fomentar negócios locais e criar áreas verdes e de lazer aos cidadãos.
Arquitetura. Planejamento Urbano é o estudo do crescimento e funcionamento das cidades já existentes ou planejadas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida coletiva por meio de ações políticas, ambientais, sociais, entre outras.
Planeadores urbanos, os profissionais que lidam com este processo, aconselham municípios, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma dada comunidade urbana, ou trabalham para o governo ou empresas privadas que estão interessadas no planejamento e construção ...
O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL estuda, desenvolve e aplica projetos para ordenar o crescimento das cidades, subúrbios e até mesmo regiões rurais. Seu principal objetivo é planejar e construir espaços que minimizem problemas decorrentes dos processos de urbanização, como poluição e engarrafamentos.
A falta de planejamento urbano na construção das cidades - que causa problemas de trânsito, habitação, saneamento, entre outros - é um dos males da sociedade atual a ser enfrentado pelos municípios, estados e governo federal. ... O governo federal autorizou R$ 3,7 bilhões para serem gastos com a ação.
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
A concentração fundiária, característica brasileira desde a colonização, desdobrou-se em baixa qualidade de vida nas áreas rurais, baixos salários e falta de apoio ao pequeno trabalhador rural, motivando a migração campo-cidade.
O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.
Constatamos, portanto, que ocorreu nesse período um imenso crescimento das cidades. Esse crescimento foi necessário para abrigar essa população, bem como as suas demandas sociais: moradia, trabalho, educação, saúde, transporte, água e energia.
A Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento.
Dentre os fatores repulsivos da urbanização, podemos citar a concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos), os baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra, entre outros.
A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.
Resposta. Com a revolução industrial houve um processo de migração da população rural para os grandes centros urbanos em busca de trabalho, uma condição de vida melhor por assim dizer. Ou seja, com o êxodo rural o crescimento populacional foi intenso, aconteceu um câmbio de pessoas do campo para as cidades.
Acerca de um dos benefícios da revolução industrial, podemos citar a sua relação com a diminuição da taxa de mortalidade presente no mundo. Isso ocorre porque com a revolução, as cidades passaram a ser mais ocupadas e os campos menos habitados.
Quanto maior o grau de instrução de uma pessoa/população, maior é a chance de que ela tenha conhecimento sobre educação sexual e menor é a chance dela provocar uma gravidez indesejada. Assim, a taxa de natalidade é cada vez menor à medida de o povo tmoa conhecimento e instrução.
As grandes descobertas do século XX, como a penicilina, as vacinas, os antibióticos, a assepsia das mãos e dos ferimentos, diminuíram bruscamente o índice de mortalidade. Como a natalidade não foi reduzida, o resultado foi o aumento do crescimento vegetativo.