Funções da linguagem são recursos de utilização da linguagem que conseguem deixar mais claras as intenções do emissor ao passar aquela mensagem. Há seis funções: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.
Para entender melhor o que são funções da linguagem é necessário saber como elas são classificadas e as características de cada um dos seis tipos de funções.
O que é Polissemia? Exemplos, homonímia e ambiguidade
Teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre funções da linguagem.
A metalinguagem acontece quando a linguagem fala de si mesma. É a explicação de um código através do próprio código. Então o destaque está no código comunicativo, que é o tema da mensagem.
Essa função possui linguagem usada quando o emissor quer confirmar se está sendo ouvido. Usada em situações em que não é importante o que se fala, nem como se fala, e sim o contato entre emissor e receptor.
Usada quando a linguagem fala dela mesma, ou seja, quando o emissor usa um código para explicar o próprio código. É destinada à explicação das próprias palavras, ou quando usamos uma frase para explicar o significado de frase.
Depois de aprender tudo sobre o que são funções da linguagem, que tal ter acesso ao nosso Plano de Estudos? Ele vai te dizer o que, como e por quanto tempo estudar, além de ter dicas de tema de redação e muito mais. Não perca tempo e experimente a magia de ser aprovado!!!
Funções da linguagem são as formas que cada indivíduo usa para organizar sua fala, levando em consideração qual é a mensagem que ele quer transmitir e a intenção por trás dessa mensagem.
A linguagem emotiva ou expressiva está centrada no emissor da mensagem. Assim, a comunicação revela os sentimentos e emoções de quem fala.
Vamos sanar as dúvidas mais comuns sobre o tema como, por exemplo, o que são funções da linguagem, quais as suas classificações e como são usadas nos textos para que você esteja bem preparado no dia do processo seletivo escolhido.
A função poética possui uma linguagem usada quando há preocupação por parte do emissor com o ritmo da frase, com a sonoridade das palavras e com o jogo de ideias. Ou seja, o emissor se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Embora essa função da linguagem seja própria da obra literária não é uma exclusividade dela.
Também é utilizada para saber se o interlocutor está entendendo a mensagem, prestando atenção no emissor. E também para o receptor da mensagem informar que está entendendo. A ênfase está no canal comunicativo.
O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade.
Outro assunto importante que você pode conferir aqui no Beduka são as regras do uso da vírgula.
A linguagem pode ser usada para diversas finalidades: são as funções da linguagem. Assim, cada pessoa pode organizar sua fala de acordo com o objetivo desejado. É possível expressar sentimentos, informar, influenciar etc.
Também existe a linguagem gestual. No Brasil, é chamada de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais. É utilizada pelas pessoas com deficiência de fala e/ou audição.
A linguagem ainda pode ser mista, como as histórias em quadrinhos: é a utilização de imagens, símbolos e diálogos ao mesmo tempo. E também há linguagens artificiais, como a lógica matemática ou códigos de computação.
Esta é a linguagem dos jornalistas! O objetivo da função referencial ou denotativa é ser imparcial e objetiva. É quando o emissor quer falar diretamente sobre o contexto real. Essa é a linguagem dos jornais, livros didáticos, revistas e artigos acadêmicos, por exemplo.
Qual é o certo: interviu ou interveio?
Esse conhecimento te ajudará nas outras provas e não só em português já que as funções da linguagem estão relacionadas à intenção do emissor quando a mensagem é passada.
A função conativa ou apelativa contém linguagem usada quando o objetivo do emissor é influenciar o receptor, para convencê-lo a fazer algo ou lhe dar ordens.
Resposta. A Função Metalinguística é centrada no código. Usa-se a própria linguagem para explicar a linguagem, ou seja, usa o código para explicar o próprio código - o caso dos dicionários. Há poemas que o poeta explica como ele o constitui - isso é também metalinguística./span>
A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem./span>
A) A função conativa utiliza um código, para falar dele mesmo. Exemplo: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as ideias para o papel, sinto-me realizada... ... A função conativa é quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, e é comum o uso no verbo do imperativo./span>
Essa função, tem como foco na mensagem e tem como objetivo informar. São exemplos dessa função a linguagem jornalística. ... Qual das alternativas encontramos a função emotiva? Frase é um enunciado, com ou sem verbo, que tem sentido completo.
Frequentemente usada nos discursos políticos, a função emotiva busca convencer por argumentos que não são necessariamente de ordem racional, e apelam para a humanidade, senso de virtude e de caridade de quem interpreta a mensagem./span>
O que leva um texto a ter predomínio da função emotiva ou expressiva? ... A diferença é que a função POÉTICA usa o próprio texto para dar ao leitor uma estética agradável , usando de rimas como efeitos sonoros , explora os nossos sentidos e sentimentos usando figuras de linguagem como metafora ,hipérbole ,antítese ./span>
A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.
Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado./span>
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
A função referencial pode ser identificada como mais utilizada diante do dia a dia profissional bem como no mundo acadêmico em geral em decorrência da sua utilidade, que é destinada à transmissão de uma realidade, expondo fatos e conhecimento de forma direta./span>
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente./span>
Quais são os elementos da comunicação? Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente./span>
Em seus estudos linguísticos, ele estabeleceu a cada uma das situações do ato comunicativo uma função da linguagem. ... Qual a resposta que mais se aproxima às funções estipulados por Jakobson? I – A função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função poética e a função referencial./span>