O fundamental é ter uma estrutura suficientemente resistente para suportar o milho armazenado, ter proteção contra chuva e umidade do solo, ter o controle da temperatura e da umidade de grãos bem como o controle de insetos, roedores e pássaros; aliado à facilidade de operação.
Caso se queira armazenar grãos, estes podem ser armazenados a granel, em silos ou a granel ou em sacarias, em armazéns. Caso se queira armazenar espigas, estas podem ser armazenadas em paióis ou ensacadas em armazéns.
Como conservar? Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.
Compartilhe: Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha. ...
Modo de Preparo:
Para debulhar milho, apoie a espiga dentro de uma travessa grande e passe a faca para cortar os grãos, rente ao sabugo do milho. Simples assim!
– Coloque a espiga de milho no micro-ondas de 4 a 5 minutos. – Em seguida, retire do micro-ondas e corte apenas uma extremidade do milho (cuidado para não se queimar, caso esteja muito quente, ok?). – Agora, basta deixar a espiga “em pé”, com a extremidade cortada para baixo, e puxar a outra extremidade da espiga.
O debulhador de milho é um equipamento agrícola. Pode ser manual ou industrializado. Esta técnica é vista como semi-mecanizada, pois a colheita é feita de forma manual. A debulha – em grande maioria – é feita de forma mecânica.
Após colocar tudo dentro da panela, o próximo passo é tampá-la e colocá-la em fogo alto. Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando.
A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Segundo Atti, esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda, sem produzir o chiado característico do cozimento.