Em economia e finanças, investimento financeiro é a aquisição de um ativo financeiro, tal como ações, commodities, moeda estrangeira, etc., sendo uma área de investimentos específica destinada às finanças pessoais e à educação financeira.
Para fazer boas escolhas, é preciso também priorizar suas necessidades. Muitas vezes, um objetivo financeiro é apenas o meio para que você possa obter uma renda ou patrimônio suficiente para realizar outros investimentos. Tome como exemplo um jovem profissional que vive de aluguel e quer adquirir o próprio imóvel.
Ele pode ser definido como a aplicação de recursos em determinado produto ou ativo com o objetivo de obter um retorno financeiro futuro superior ao capital inicialmente investido. Quanto maiores as chances de ganhos, maiores tendem a ser os riscos do investimento.
Os investidores de fundos imobiliários precisam ter bastante confiança no administrador do fundo, pois ele é o responsável por investir em determinado imóvel. ... Os investidores de imóveis tem mais controle nesse quesito, pois eles podem decidir qual imóvel será investido e qual a sua forma de lucro.
Mobiliário significa «relativo a móveis (a mobília)», «referente a bens móveis», enquanto imobiliário se utiliza para designar bens imóveis, não susceptíveis de ser deslocados, como é o caso de casas ou terrenos.
Títulos imobiliários são aplicações de renda fixa que garantem exposição ao mercado imobiliário. Emitidos por bancos ou securitizadoras, eles permitem que o investidor financie projetos de empresas do setor imobiliário ou adquira fluxos de recebimento de crédito em empreendimentos dessa área.
A caderneta de poupança não é uma boa aplicação uma vez que, quando a inflação está alta, a quantia investida rende menos que ela, portanto, perde poder de compra. E, quando o índice de preços cai, outros tipos de investimentos oferecem ganhos reais bem melhores.
A regra agora é a seguinte: Quando a Selic (taxa básica do juros) estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR). Quando estiver maior do que 8,5% ao ano, o rendimento passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR.
R$ 5,00
Para isso, eles precisam encontrar algum documento que identifique o número da conta, a agência bancária e o nome do banco. Com esses dados é possível pesquisar se existe algum saldo na conta no próprio site do Banco Central ou ir diretamente à agência bancária.