Dimesilato de Lisdexanfetamina (substância ativa deste medicamento) é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em crianças com idade superior a 6 anos, adolescentes e adultos.
Em comparação com a Ritalina e Concerta, duas outras medicações também usadas no tratamento do TDAH, o Venvanse tem efeitos bem mais potentes. Isto ocorre devido à sua principal substância ativa – Dimesilato de Lisdexanfetamina. O efeito positivo é bem nítido após pouco tempo de uso.
Comum (ocorre em 1% ou mais e em menos de 10% dos pacientes): tique, variação de humor, aumento da atividade psicológica e motora, agressividade, tontura, depressão, irritabilidade, náusea, vômito, diarreia, erupção da pele, febre, transpiração excessiva, falta de ar, tremor, ansiedade, sentir-se nervoso, ranger de ...
Venvanse não deve ser tomado por pacientes que apresentem alguma das seguintes condições:
Olá, o venvanse ( lisdexanfetamina) é metabilizado rapidamente no organismo, sendo eliminado apos algumas horas. Contudo, uma parte da substancia é convertida em d-anfetamina, que pode demorar até 12 horas para que metade de sua quantidade seja eliminada.
Não, não é possível diluir e tomar em dois dias. É possível, sim, abrir a cápsula da mediação, diluir em um pouco de água e tomar, mas é preciso consumir toda a solução no mesmo momento (esse método de ingestão encontra-se na bula).
O uso de álcool em pequenas quantidades não causará nenhum problema, desde que seja pelo menos 8 a 10 horas depois da ingestão do comprimido. Nunca tome o Venvanse e beba logo em seguida. De qualquer maneira, procure o seu médico para orientações mais específicas.
Não tome bebida alcoólica, enquanto estiver usando Ritalina® LA. O álcool pode piorar as reações adversas de Ritalina® LA. Lembre-se que alguns alimentos e medicamentos contém álcool.
Pode-se consumir café de forma moderada em associação com o Venvanse. Entretanto, seria importante rever a sua medicação pois o Venvanse faz efeito por até 13 horas.
Especialistas não recomendam a ingestão de cafeína por crianças, especialmente se estão tomando medicação para o TDAH. Crianças são mais vulneráveis aos efeitos colaterais da cafeína, que também pode afetar o desenvolvimento cerebral na fase de crescimento.
A cafeína pode aumentar alguns efeitos colaterais da Ritalina, como a insônia e a piora da ansiedade! Cuidado com essa mistura!
O uso do metuilfenidato (ritalina) com substâncias estimulantes, sejam café, energético, refrigerantes estimulantes (tipo Cola e Guaraná) não é contra-indicado (de maneira absoluta) mas deve ser evitado pois a combinação aumenta muito a estimulação cerebral.