Absorção e transporte As Vitaminas Lipossolúveis são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos. Quando adquirida através de alimentos de origem animal, a vitamina A é consumida sob a forma de palmitato de retinila.
Os compostos que formam a vitamina A (ou vitâmeros) são o retinol, o ácido retinoico, retinal e os carotenoides, sendo este últimos considerados provitaminas. Todos estes compostos possuem em sua estrutura um anel acetônico de beta-ionona por onde se liga uma cadeia de isoprenoides, chamado grupo retinil.
A vitamina A atua principalmente na visão, mas também possui papel importante como antioxidante e no funcionamento do sistema imunológico. As vitaminas são micronutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo que devem ser adquiridos por meio da alimentação.
Hidrossolúvel é a característica daquilo que pode ser dissolvido em água. É um material sólido que pode se transformar, através de processos químicos, em um líquido permeável e solúvel como a água, como por exemplo, açúcar, sal de cozinha e pó de café.
As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes.
As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:
As moléculas de proteína podem ser formadas por dezenas, centenas ou milhares de moléculas de aminoácidos, ligadas em sequência. Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre (em alguns casos), unidos entre si de maneira característica.
Substância que fornece nutrição, especialmente um elemento mineral ou composto alimentício, fundamental para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos.
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.
Alimentos ricos em carboidratos complexos
Vegetais