No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. ... Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
Exemplos de Textos Épicos
O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.
Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
O auto-conceito pode ser definido como a percepção que o indivíduo tem de si próprio e o conceito que, devido a isso, forma de si.
Uma das formas mais populares do teatro medieval, o Auto é uma composição teatral que surgiu na Espanha em meados do século XII. Composto por um único ato que transita entre o religioso e o profano, suas personagens alegóricas simbolizam as virtudes, os pecados, anjos e demônios.
2. A farsa é um género teatral com o fito de fazer uma caricatura e crítica à sociedade, geralmente num só ato. 3. O auto é um termo genérico aplicável ao teatro do século XVI; «envolve peças cujo assunto vai do religioso ao profano, do sério ao cómico» (Introdução ao Texto Literário, de Mário Carmo e M.
Farsa. A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. ... A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
COMÉDIA: peça teatral de qualquer gênero, esp. aquela cujo propósito é divertir pelo tratamento cômico das situações, dos costumes e dos personagens. FARSA: pequena peça cômica popular, de concepção simples e de ação trivial ou burlesca, em que predominam gracejos, situações ridículas etc.
comédia caracteriza-se pelo tom de humor e de sátira com que se crítica assuntos da vida quotidiana, aspetos políticos e sociais e figuras e instituições proeminentes, sendo a sua finalidade principal a diversão, para além do objetivo moralizante.
A tragédia [...] assume um distanciamento em relação aos mitos dos heróis em que se inspira e que transpõe com muita liberdade. Questiona-os. Confronta os valores heróicos, as representações religiosas antigas com os novos modos de pensamento que marcam o advento do direito no quadro da cidade (VERNANT, 2008, p.
Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. ... A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.
A comédia teve origem na Grécia Antiga, é um gênero teatral que por meio de situações bem humoradas pretende provocar o riso. Muitas vezes é utilizada para fazer críticas sociais de forma engraçada. peça, ou simplesmente no fato de tudo dar errado para o personagem.
Gêneros teatrais
Tragédia grega
São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo. ... O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade.
Com a evolução da forma e a introdução de enredos fictícios ou contemporâneos se estabilizaram dois gêneros principais, já plenamente cênicos: a tragédia e a comédia. Nas Grandes Dionísias três poetas concorriam, cada um com três tragédias e um drama satírico.
Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia.