Logo, a distância entre as duas cargas deve ser de aproximadamente 1,40 metros.
2. Qual deve ser a distância entre duas cargas puntiformes q1 = 26 μC e q2 = -47 μC para que o módulo da força eletrostática entre elas seja de 5,7 N? Resp.: ≈1,4 m.
A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Sendo assim, quanto maior a distância entre os corpos eletrizados (d), menor será a interação entre as cargas (F). Admitindo-se que a distância duplica, triplica e quadruplica, observe a variação da força elétrica. 2.
Quando dobramos a distância entre as cargas, a intensidade da força elétrica diminui para um quarto.
Isto significa que mantendo-se a distância entre as esferas, dobrando-se uma das cargas, a força elétrica dobra de intensidade ou diminuindo-se pela metade o valor de uma das cargas, a força também diminui pela metade.
O que acontece com a força entre duas cargas elétricas (+Q) e (–q) colocadas a uma distância (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (–q) por (+3q) e a distância (d) por(2d) ? Mantém seu módulo e passa a ser atrativa. Tem seu módulo dobrado e passa a ser repulsiva.
Podemos afirmar que a força entre duas cargas elétricas (+ Q) e (– q) colocadas a uma distância (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (– q) por (+ 3q) e a distância (d) por (2d), é de 4 Coulomb. ... Então, podemos concluir que a força nova é três vezes maior que a força antiga e o sinal da carga (q) é trocado.
11. (Ufrgs 2006) A figura a seguir representa duas cargas elétricas puntiformes positivas, +q e +4q, mantidas fixas em suas posições. Para que seja nula a força eletrostática resultante sobre uma terceira carga puntiforme, esta carga deve ser colocada no ponto a) A.
Forças como tração, atrito, empurrões, puxões, torções, forças elásticas e outras, geralmente descritas como forças mecânicas, são, na verdade, manifestações macroscópicas de interações que são majoritariamente elétricas.
Todo o estudo da eletricidade norteia-se por dois princípios: o princípio da atração e da repulsão e o princípio da conservação das cargas elétricas.
Quando uma carga de 1 coulomb se desloca através de uma diferença de potencial de 1 volt, o trabalho realizado corresponde a 1 joule. Essa definição facilita a conversão de quantidades mecânicas em elétricas.