Regras do jogo: A pessoa que estiver na ponta da fila (ou qualquer pessoa do círculo), cria o "segredo"- que pode ser uma palavra ou uma frase - e repassa esse segredo, bem baixinho, no ouvido do jogador que estiver ao seu lado.
São só três passos para concluir o telefone de barbante, olha só:
Aprenda conosco a fazer um telefone com materiais recicláveis: - Pegue um pedaço de linha e duas latas vazias (de preferência, latas de sopa). Se você não tiver latas ou não quiser usá-las, você também pode usar copos (de preferência, de plástico), como os mostrados aqui.
A base fica conectada a uma corrente elétrica através de um fio. O telefone fixo é formado por uma base e por um fone, conectados entre si por um fio. Quando a pessoa fala ao telefone, o microfone transforma o som da voz em um sinal elétrico, que em seguida sai da base através do fio.
No microfone, existe uma membrana de grãos de carvão que vibra com o ar sempre que um som é produzido pela nossa voz, e essas vibrações estimulam o funcionamento de uma peça que produz um sinal elétrico que se propaga pelo fio. ...
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
O segredo para o telefone funcionar está no barbante que une os dois fundos dos copos e que deve estar bem esticado, de maneira que possa transmitir os puxões dados por uma membrana para a outra, ou seja, conduzir o som de um copo para o outro.
Caso a onda sonora seja criada com uma grande amplitude, ela não será viajará mais rapidamente do que uma onda com amplitude menor....Velocidade do som em diferentes meios.
Velocidade do som (m/s) Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h. Entretanto, quando aumentamos nossa altitude em relação a esse nível, a densidade do ar diminui, fazendo com que o som se propague com velocidades relativamente menores.
343 metros por segundo
1224 km/h
Yeager foi um piloto de combate na Segunda Guerra Mundial que ganhou fama ao romper a barreira do som na aeronave experimental Bell X-1 em 14 de outubro de 1947. Sua façanha ajudou a pavimentar o caminho do programa espacial americano.
Segundo a Reuters, a explosão aconteceu após o caça romper a barreira de som -termo quando a velocidade do som é ultrapassada- para restabelecer o contato de uma aeronave comercial, Embraer 145, que perdeu totalmente o controle de tráfego aéreo por alguns minutos, afirmou o Ministério da Defesa.
Chuck Yeager
Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.
Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Velocidade do som (m/s) Quando algum corpo move-se com velocidade superior à velocidade do som no ar, ele é chamado de supersônico, como no caso de alguns aviões militares que conseguem deslocar-se com velocidades maiores que 1 Ma (1 Mach).