A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas ao seu contexto.
Como escrever uma Reportagem Jornalística:
Principais características da reportagem
As sequências tipológicas mais frequentes são: a descrição, a narração e a dissertação. A dissertação engloba a exposição (expositivo) e a argumentação (argumentativo). ... Na sequência tipológica descritiva percebe-se as características, as qualidades das coisas e das pessoas.
Nas reportagens (I) e (II), a seqüência predominante é do tipo explicativa, acompanhada de seqüências secundárias do tipo narrativa, injuntiva e dialogal, no caso da reportagem I. A escolha desse protótipo seqüencial se justifica devido à função de informar o leitor acerca do alto índice de gravidez na adolescência.
Sequências textuais são unidades linguístico-textuais básicas (prototípicas) que fazem parte da constituição dos gêneros textuais, contribuindo para se identificar um gênero que se estrutura com predominância de forma narrativa ou argumentativa, por exemplo.
Marcas linguísticas são os termos (as palavras) que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Exemplo: «Este vai ser o meu próximo empreendimento: "sombra e água fresca".»
As tipologias textuais são textos orais ou escritos que possuem uma estrutura fixa e objetivos bem definidos: relatar um acontecimento, descrever uma pessoa, defender ou apresentar uma ideia, ensinar a fazer algo. Elas são classificadas em cinco tipos: narração, descrição, dissertação, exposição e injunção.