A Psicologia Organizacional tem três grandes áreas de preocupações: o trabalho, a organização e a gestão de pessoas.
O comportamento organizacional nada mais é do que algo que varia de companhia para companhia. Sendo assim, ele é composto pelos valores, pelas crenças e também pelos objetivos que são compartilhados pela gestão e pelos colaboradores.
R$ 3.
Nessa concepção, no âmbito das organizações, os psicólogos são chamados para intervir no momento do surgimento de sintomas. ... Com base na queixa, procura-se uma lógica de causalidade linear e o diagnóstico e a intervenção são organizados desse modo a partir da noção de nexo causal.
As intervenções de mudança organizacional têm sido, na sua maioria, implementadas sob o contexto do enfoque convencional mecanicista − que trata a orga- nização como se fosse uma máquina, pressupondo ser possível, de forma controlada, levá-la de seu estágio atual a outro que tenha sido projetado.
Depreende-se, portanto que o que é indispensável à formação do psicólogo organizacional é que sejam criadas, a partir das universidades, das associações profissionais, das entidades de classe, da comunidade científica entre outros, condições que facilitem e que promovam mudanças desses aspectos; é estimular junto à ...
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.