A bauxita foi descoberta em 1821 por Berthier, na localidade de Les Baux, no sul da França. Trata-se de uma rocha de coloração avermelhada, rica em alumínio, com mais de 40% de alumina (Al2O3). A proporção dos óxidos de ferro determina a coloração da rocha.
FATO: O Brasil é o maior produtor mundial, respondendo por mais de 90% da oferta, seguido pelo Canadá e Austrália. O país detém mais de 98% das reservas conhecidas de nióbio no mundo, mas o mineral também é encontrado em países como Egito, Congo, Groelândia, Rússia, Finlândia e Estados Unidos.
O nióbio (Nb) é o elemento químico de número atômico 41 pertencente ao grupo 5 da tabela periódica. ... Devido as suas propriedades, alta condutividade e resistência a corrosão, esse elemento tem muitas aplicações que vão desde a produção do aço até a fabricação de foguetes.
É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett. O nióbio têm propriedades físicas e químicas similares ao do elemento químico tântalo e, portanto, ambos são difíceis de distinguir.
Os maiores compradores são China, EUA e Japão, que pagam em média US$ 26 mil pela tonelada de nióbio (esse valor é uma estimativa, pois o metal não é vendido em bolsas de commodities; o preço é negociado caso a caso, direto com cada comprador).
O Brasil possui mais de 90% das reservas mundiais desse metal. A maior reserva de nióbio encontra-se na cidade de Araxá-MG. Em 2012, a média do preço da liga ferro-nióbio ficou em US$ 26,5 o quilo. A demanda do mercado mundial sobre o nióbio é de 100 mil toneladas anuais, na qual o Brasil contribui com 90% desse total.
Nióbio precisa ser separado de outros metais Diferente de outros elementos químicos, o nióbio não é comercializado em sua forma bruta. As empresas que trabalham com o material exploram, nas minas, minerais que contêm nióbio.
Nióbio
Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). ... Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.
Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará.
Dentre os principais minerais, utilizados como matérias-primas, podemos encontrar no solo brasileiro o ouro, a prata e a platina, que são utilizados na fabricação de joias e artefatos utilizados na medicina, como os pinos que fazem emendas dos ossos.
Quais são os principais recursos naturais do Brasil?
Para detalhar melhor, veja a seguir quais são os principais recursos naturais do Brasil: Recursos minerais – ferro, cobre, argila, granito, manganês, nitratos, areia, mármore, etc. Recursos energéticos – petróleo, carvão, urânio, luz solar, gás natural, etc.