Hábitos do Quero-quero: Costuma viver em banhados e pastagens; é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d'água. O Quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios.
Ave da família dos caradriídeos, de cor acinzentada, com esporões nas asas, com os quais afugenta quem se achega aos seus ninhos e filhotes. É chamada pelos gaúchos de sentinela das querências, por anunciar com seus cantos estridentes a chegada de forasteiros em qualquer hora do dia ou da noite.
Características gerais: são aves de porte médio (entre 35-37 cm e aproximadamente 270 gramas) com padrão de plumagem nas cores preto, cinza e branco, além de possuir esporões ósseos no ângulo das asas.
A postura é sempre de 4 ovos. O ninho é construído pelo macho e é ele quem incuba e alimenta a prole.
Ninhos podem ser abandonados por pombas devido à diferentes motivos, principalmente se forem mexidos. Como algumas fêmeas botam os ovos mesmo não havendo palha no local, se por acaso for adicionado algum material, as aves deixam o ninho sem retornar.
O macho tem uma fêmea principal, ele acasala com outras que põem ovos... mas não podem chocá-lo. Quem choca todos os ovos é a fêmea principal. Um filhote solitário no ninho, esperando a mãe que foi conseguir seu alimento.
A maioria das aves constrói os ninhos nas árvores ou arbustos, mas outras como as águias e muitas aves aquáticas constroem-nos em zonas rochosas.
Raramente haverá ovos ou filhotes em um ninho abandonado, a menos que a mãe tenha sido atacada por um predador. Aves fêmeas não saem do ninho; elas provavelmente estão apenas procurando por comida para elas ou para seus filhotes. ... Se você chegar muito perto do ninho, a mãe se afastará e os ovos perderão o calor vital.
Para fazer um ninho fácil e rápido, pique uma sacola de papel em tiras finas. Forre uma tigela com papel-toalha, arrume as tiras em cima dele, passe cola para grudá-las e espere-as secar em forma de ninho.
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
PASSO A PASSO COMO FAZER PASSARINHO NO NINHO PARA DECORAÇÃO
Materiais para a fêmea fazer o ninho Muitos usam fibra de coco, pedaços de jornal ou juta. Nós não recomendamos deixar algodão. Se a fêmea estiver com a unha grande, o algodão poderá agarrar na unha, e ao sair do ninho ela poderá derrubar os ovos. Procure cortar os materiais em pedaços com cerca de 5 centímetros.
Onde colocar o ninho O ninho para canário-belga deve ser colocado na grade traseira da gaiola. Ele deve ficar distante pelo menos 1 centímetros da grade lateral. Este local faz com que as fezes dos futuros filhotes não fiquem acumuladas na grade e caiam dentro do próprio ninho.
Preparativos para reproduzir o canário-belga Outra forma é aproximar as gaiolas e deixar que eles se veja. Com isso o macho cantará mais forte ainda, buscando conquistar a fêmea, que por sua vez, com o passar do tempo, irá ceder e “abaixar” para o macho, mostrando a intenção de ambos.