EQST

Que Apresenta Somente Consequncias Dos Movimentos Das Placas Tectnicas?

Que apresenta somente consequências dos movimentos das placas tectônicas?

Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas: a) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.

Quais são as alterações nas formas de relevo ocasionadas pela movimentação das placas tectônicas?

Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc. A Terra é formada por várias camadas, as três principais são: núcleo, manto e crosta.

Quais os agentes externos que modificam o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.

Que relações podemos estabelecer entre o relevo da Europa a movimentação das placas tectônicas e eventos como terremotos e vulcões?

O movimento constante das placas tectônicas altera a superfície terrestre, adicionando cadeias montanhosas, vales, vulcões, terremotos e abismos. Epirogênese é o movimento derivado do choque, causando o soerguimento das placas tectônicas.

Como o movimento das placas tectónicas influencia na formação dos continentes?

A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.

Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos e formar?

Quando elas estão se movimentando, influenciam no distanciamento dos continentes, dessa forma, expandindo mais os oceanos. Assim, quando duas placas tectônicas se chocam com determinada força, uma das placas é levantada e assim formam se as montanhas.

Como se deu o surgimento dos continentes?

Nossa história começa há 200 milhões de anos, quando a terra – que era coberta de lava – já havia se esfriado e formado um só supercontinente: O Pangeia. Esse continente apareceu à medida que essa lava ia se esfriando e se agregando em estado sólido.

Como a Eurásia se formou?

O processo de formação dos países europeus se deu através da constituição de Estados nacionais, iniciada a partir do século XII, dos quais um dos primeiros foi Portugal, e da unificação de territórios identificados como um mesmo povo, como é o caso da Alemanha e da Itália, somente totalmente unificados no fim do século ...

Como surgiram os continentes e os oceanos?

A teoria de deriva continental foi apresentada pelo geólogo alemão Alfred Wegener em 1915, em sua obra clássica “A Origem dos Continentes e Oceanos”, afirmando que os continentes hoje separados por oceanos já estiveram unidos em uma única massa terrestre, chamado assim de Pangeia.

Qual é o primeiro continente do mundo?

Pangeia

Quais foram os primeiros continentes?

O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis. Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes.