Origem da profissão Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.
17 DE SETEMBRO DE 1955
Legislações Decretos e Leis na Enfermagem
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem (PE) é uma atividade privativa do enfermeiro, de acordo com a Lei do Exercício Profissional nº 7.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.
Autoriza os Conselhos Regionais de Enfermagem a fixarem os valores das anuidades, taxas e serviços para o exercício de 2021, devidos pelas pessoas físicas e jurídicas inscritas, e dá outras providências.
Compreende as fase de histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem tem como principais referências: 1. Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948 e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha em 1949. 2. Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermagem, de 1953.
O que é ética no trabalho e que práticas éticas devem ser implementadas nas empresas. Para os filósofos, a ética é o conjunto de princípios que orientam o comportamento humano. Dentro do ambiente de trabalho, o termo já se relaciona mais às regras que ditam como um indivíduo ou grupo devem agir.