Na verdade é indicado que você marque uma consulta quando perceber sintomas de medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angustia, desânimo e procrastinação começarem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses. Nestes casos, quanto antes você buscar um atendimento especializado melhor.
Um bom encerramento da terapia acontece quando o paciente assume como seu o mérito da mudança. Quando um paciente entra em uma consulta psicológica, normalmente o faz com a expectativa de que o psicólogo vai solucionar seus problemas.
Diferente da academia, que você não está malhando quando não vai à sessão, faltas para a terapia podem fazer parte do processo terapêutico. Existe, inclusive, uma recomendação aos psicólogos, psicanalistas, que no tempo que o paciente se ausenta, ele não aproveite para resolver outras questões.
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.
Como cobrar de pacientes inadimplentes
7 dicas práticas que podem reduzir o número de faltas no consultório
EMENTA: A cobrança antecipada de honorários médicos, feita durante o agendamento da consulta, não é recomendável porque coloca os honorários à frente da relação médico/paciente, indo de encontro ao prestígio e bom conceito da profissão. Não existe impedimento ético à cobrança de consulta médica no ato do agendamento.
Como organizar a agenda do seu consultório para ganhar tempo