Os grupos amino dos aminoácidos destinados a degradação em tecidos extra-hepáticos são transferidos para o piruvato (formando alanina) no músculo esquelético e para o glutamato (formando glutamina) nos outros tecidos; estes últimos caem na circulação e chegam no fígado, onde o nitrogênio de duas aminas serão fundidos ...
As degradações de proteínas, em geral, ocorrem no citosol embora alguns compartimentos celulares (ex.: lissomos) também sejam especializados em proteólise.
A degradação enzimática de poliésteres também pode ocorrer associadamente a etapas de oxidação química. ... As enzimas hidrolíticas são enzimas que catalisam a clivagem de ligações covalentes do substrato, promovida pela água.
Esse processo é denominado de turnover proteico. ... Quando a síntese de proteína muscular é elevada, as concentrações de aminoácidos intramusculares caem em função da incorporação de aminoácidos na formação de proteínas musculares, que variam de acordo com a característica do estímulo.
Este processo ocorre no citossol, e ocorre com gasto de ATP. A carboxila terminal da ubiquitina é unida por uma ligação semelhante à peptídica, mas com o grupo E-amino de um resíduo de lisina da proteína a ser degradada. Após esta ligação, outras moléculas de ubiquitina se ligam à proteína.
Degradação dos aminoácidos Os alfa-cetoácidos assim formados, em geral, encaminham-se para o Ciclo do Ácido Cítrico, podendo sofrer oxidação até CO2 e H2O, ou ainda, seus esqueletos carbônicos podem fornecer unidades de três e quatro átomos de carbono para a conversão em glicose.
Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3).
A desaminação oxidativa é a etapa em que o nitrogênio é retirado do glutamato, pela enzima Glutamato desidrogenase, gerando uma molécula inorgânica: a amônia (NH3), que também existe na sua forma protonada: íon amônio (NH4+). ... Talvez por isso a desaminação oxidativa esteja restrita apenas a um tecido: o fÍgado.
Remoção de um grupo aminado de uma molécula por redução, hidrólise ou oxidação.
A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo. A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina.
Já no citoplasma, a citrulina é ligada por ação enzimática a um aminoácido chamado de aspartato (C4H7NO4) através do grupamento amino (NH2) do aspartato, sendo este a segunda fonte de nitrogênio do ciclo. Essa reação é uma condensação que requer ATP, e ao final dela é formada a molécula chamada de argino-succinato.