O período formativo (1882-1912) O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento.
“A especificidade da Psicologia do Desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento).
Porém, tudo isso mudou no ano de 1879, quando Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig. A partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores nesse laboratório, a Psicologia passou a ser considerada uma ciência de fato.
O termo se originou de Edward Titchener, um psicólogo americano que havia sido treinado por Wundt. ... Apesar da falha da introspecção, Wundt é uma figura importante na história. Foi ele quem abriu o primeiro laboratório dedicado à psicologia em 1879. Essa abertura é geralmente vista como o início da psicologia moderna.
Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto a experiência imediata tal como é dada direta e fenomenalmente ao observador. Analisava os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades: sensação (conteúdo objetivo da experiência imediata) e sentimentos ou afetos.
Resposta. Porque foi ele quem publicou ou escreveu o livro mais importante na história da psicologia moderna, o livro "Esboços de Psicologia Fisiológica" e também em 1879 na Universidade de Leipzig estabeleceu o primeiro laboratório psicológico do mundo.
O primeiro Laboratório de Psicologia Experimental foi fundado por Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, e veio a marcar na história o estabelecimento da Psicologia como Ciência.
A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica.
A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. ... O campo da psicologia educacional surgiu a partir de três grandes estudiosos e pioneiros da psicologia no final do século IX. São eles: Willian James, John Dewey e Edward Lee Thorndike.
É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. ... Como a Psicologia da Educação surgiu no Brasil? Em 1969, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação - PED iniciava, na PUC-SP, suas atividades no Mestrado.
A partir da década de 1960, com a ampliação do sistema educacional, a Psicologia passou a constituir-se como prática mais presente nas escolas. ... Assim, a figura do psicólogo escolar surgiu para “resolver as situações-problema” da escola (Tanamachi, 2000).
A Psicologia da Educação entende que esses são fatores que interferem (e muito) no processo de ensino e aprendizagem. Assim, essa ciência busca entender como o aluno se comporta em grupo, como está a sua saúde mental e quais são os seus desejos.
A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a ...
A psicologia é, sem sombra de dúvida, uma ciência pedagógica, na medida em que se faz ciência aplicada. A pedagogia educativa, por sua vez, se faz psicologia ao reconhecer que o processo de ensino e aprendizagem é, no fundo, fruto de uma relação humana, para além de um processo meramente cognitivo.
Resposta. A contribuição vem sendo dada devido a psicologia buscar entender o comportamento educacional nas diferentes fases da vida e nas diferentes culturas, com isso é possível utilizar abordagens mais eficientes na propagação do ensino e assim obter êxito no processo educacional.