A pintura de Gauguin é caracterizada por natureza alegórica, decorativa e sugestiva. Ele utilizou formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.
Paul Gauguin
Seus trabalhos mais expressivos são representações pictóricas do sofrimento humano, entre eles a guerra, a prostituição e a perseguição. A mostra retrata a transição do artista da Europa para o Brasil, mantendo o foco na viagem de navio e na chegada à nova terra.
Inicialmente, realiza uma pintura de derivação impressionista, com influência de Jozef Israël e de Paul Cézanne (1839-1906). A partir de 1914, passa a interessar-se pelo expressionismo, desenvolvendo-se plenamente nessa estética em 1917.
Modernismo
O artista dedicou-se a várias técnicas de gravura. Em seus primeiros trabalhos, explorou o uso das sombras, acentuando o claro-escuro. Na obra ''Emigração'', o colorido vibrante de suas telas dá lugar a uma luz mais pálida e suave.
movimento modernista brasileiro
Maurício Segall
Anita Malfatti foi a artista precursora do modernismo no Brasil e sua exposição “Pintura Moderna – Anita Malfatti”, realizada em São Paulo entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, foi a terceira exposição individual de um artista modernista no país, sendo que a primeira foi a de Lasar Segall, em 1913.
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.
Modernismo
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. ... O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
A Semana de Arte Moderna trouxe inovações na música, na literatura, na escultura e na pintura. ... A Semana de Arte Moderna trouxe inovações na música, na literatura, na escultura e na pintura, com nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
É inestimável o legado que o Modernismo deixou para o campo das artes no Brasil. ... Ruptura com o passado, experimentalismo, transgressão dos cânones literários e a busca por uma literatura que falasse do Brasil para os brasileiros, longe da cultura europeizante, são elementos que nortearam o programa modernista.
A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.
São Paulo dos anos 20 era a cidade que melhor apresentava condições para a realização de tal evento. Tratava-se de uma próspera cidade, que recebia grande número de imigrantes europeus e modernizava-se rapidamente, com a implantação de indústrias e reurbanização.
Na época da Semana de Arte Moderna, São Paulo estava se transformando rapidamente; era uma capital progressista, por causa do crescimento trazido pela economia; havia novos costumes, novas relações políticas, novas influências; havia tantos estrangeiros, tantos burgueses, tantos intelectuais se mobilizando que a Semana ...