A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos 32 centímetros.
Diagnóstico de Hidrocefalia
Devido a epidemia de Zika Vírus e microcefalia, o Ministério da Saúde mudou novamente, seguindo recomendação da OMS, o critério para considerar bebês com microcefalia. A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.
Sua cabecinha está pontiaguda A cabeça assume um formato de cone por causa da pressão que sofre enquanto atravessa o canal de parto. A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada. Mas a cabecinha do bebê volta ao normal em pouco tempo. Em geral, antes de três dias.
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. Foto: Você já deve ter notado que, nos primeiros meses de vida, alguns bebês costumam ter um lado da cabecinha diferente do outro.
Nos primeiros dias do bebê em casa, os pais vão se sentir um pouco inseguros. Não se preocupe: essa sensação de não saber o que fazer é compartilhada por todos os pais! A primeira coisa que você deve esperar é o choro, já que bebês choram em média durante duas horas por dia nos primeiros três meses.