A Evolução é a acumulação de mudanças através de sucessivas gerações de organismos que resultam na emergência de novas espécies. Desde a origem da vida, a evolução transformou a primeira espécie (o ancestral comum de todos os seres vivos) num enorme número de espécies diferentes.
Significado de Evoluir verbo intransitivo Sofrer evolução ou transformações; progredir: a humanidade evolui incessantemente. [Figurado] Atualizar-se no que diz respeito a ideias ou convicções: sua mentalidade evoluiu.
A Evolução Biológica compreende o conjunto de mudanças hereditárias as quais os seres vivos estão sujeitos, gerando variedade genética e diversidade. Essas modificações geram transformações hereditárias nos organismos que estão relacionadas a processos adaptativos.
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos.
O Principio da Adaptação – Quando o organismo está adaptado, há um equilíbrio entre os processos de síntese e degradação, enquanto não sejam interrompidas as exigências normais. Isto quer dizer que cada organismo, quando se encontra adaptado, está num equilíbrio dinâmico denominado homeostase.
As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. ... A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.
Tipos de adaptações
A classificação dos seres vivos nos diferentes táxons é importante para a ciência porque por meio da sistemática (parte da biologia que classifica os seres vivos de acordo com suas características ou a ausência delas) é possível saber as características que diferenciam os seres vivos nos filos como, por exemplo, hábito ...
São estruturas externas dos animais que lhes permitem adaptar-se melhor ao seu meio ambiente como, por exemplo, as barbatanas de animais aquáticos ou o pêlo denso em animais que vivem em climas frios. Porém, as duas adaptações morfológicas mais atraentes são a cripsis ou camuflagem e o mimetismo.
A atividade dos seres vivos é fortemente influenciada pela temperatura do ambiente. Para sobreviver, cada organismo tem de ser capaz de resistir às variações de temperatura que ocorrem no seu habitat. Para isso, os animais podem: Adaptar-se morfologicamente, HIBERNAR, ESTIVAR e MIGRAR.
Já os seres humanos têm uma capacidade tremenda de se adaptar a diferentes lugares e situações sem que isso provoque um conflito com a sua civilização. ... É exatamente por ser, na essência, desadaptado ao mundo que o ser humano torna-se capaz de se adaptar a diferentes habitats e situações.
Quase 90% do seu calor corporal fica retido nas penas, e assim mantém-se quente. As penas ficam eretas em terra, de modo a fixarem ar entre elas, que age como isolante térmico. Quando estão na água, as penas juntam-se à pele, impermeabilizando-a.
Resposta. A evolução é a adaptação dos seres vivos no meio ambiente. Prevalecem os mais aptos e os não aptos são eliminados, isso se chama seleção natural. E entao a herança genética dos mais adaptados passa de geração em geração.
Muito conhecido pelos uivos durante as noites, o coiote é um mamífero da mesma família que os cães domésticos. É encontrado na América do Norte e Central, além de regiões do Alasca. Costuma viver sozinho, mas já foram encontrados animais em grupos.