O quadro "Salvator Mundi", do artista renascentista Leonardo da Vinci, foi leiloado por US$ 450,3 milhões, cerca de R$ 1,5 bilhão, e estabeleceu um novo recorde em leilões do mercado de arte.
História. A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles.
1503
Acredita-se que a Mona Lisa teria sido pintada em Florença, nos primeiros anos do século XVI (entre 1503 e 1506), ocasião em que Da Vinci vivia por lá.
Leonardo da Vinci
Em 21 de agosto de 1911, sumiu a mais famosa pintura do Louvre, em Paris. Dois anos mais tarde, o quadro de Leonardo da Vinci foi encontrado na Itália. O ladrão justificou o roubo como revanche ao butim de Napoleão.
Em 1503, um rico cidadão florentino, chamado Francesco del Giocondo, encomendou a Leonardo da Vinci (1452-1519) um retrato de sua mulher, a madonna (senhora) Lisa di Antonio Maria Gherardini. É provável que o rosto mostrado no quadro seja o dela. Daí os dois nomes da pintura: Mona Lisa e Gioconda.
Leonardo da Vinci é considerado o criador dessa técnica, onde procurou demonstrar a perfeição e o equilíbrio das formas e das cores. Em Mona Lisa, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza, o que pode ser observado na paisagem no plano de fundo.
O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura. Da Vinci buscou também retratar uma harmonia entre a humanidade e a natureza. Isto é observado na harmonia existente entre Mona Lisa e a paisagem de fundo. ... Nesta obra Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato.