Significado de Tráfico substantivo masculino Ação de traficar, de comprar, comercializar, negociar. Operação comercial; comércio, negócio.
É vedada a importação de cigarros de marca que não seja comercializada no país de origem.” ... Assim, tal importação é proibida. Sendo importação proibida, e considerando que o cigarro é droga lícita, não se enquadra, pois, no crime de tráfico de entorpecentes essa eventual conduta.
A Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como o “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de ...
GIFT (Iniciativa Global da ONU contra o Tráfico de Pessoas) estima que 79% dos casos de tráfico humano na Europa são de exploração sexual, 18% trabalhos forçados e o resto é dividido entre venda de órgãos e mendicância. Os países mais comuns são Ucrânia, Russa, Romênia, países asiáticos, Brasil, Argentina…
Tráfico é de modo amplo a circulação de mercadorias em geral, e de modo mais estrito, o comércio ilícito, seja de entorpecentes, plantas, animais ou mesmo de humanos. O termo também se aplica ao transporte de seres humanos escravizados, já que nesses casos as pessoas são tratadas como meras mercadorias.
O que posso fazer para enfrentar o tráfico de pessoas?
Os maiores produtores do mundo são o Afeganistão (ópio), o Peru e a Colômbia (cocaína).
O tráfico de drogas movimenta entre US$ 400 bilhões e US$ 500 bilhões no mundo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).
O mercado de drogas ilícitas movimenta, atualmente, cerca de 900 bilhões de dólares ao ano, o equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou 1,5% do PIB mundial.
O ex-oficial do Bope explica que as primeiras favelas dominadas em larga escala pelo tráfico foram a Mangueira, o Jacaré e o Morro do Alemão. Nos anos 1990, três facções disputavam os pontos de vendas de droga. As guerras entre elas fizeram os traficantes se armar cada vez mais.
Somente no século 20 é que começaram a surgir proibições globais ao uso de entorpecentes. Primeiro, nos EUA, em 1948. Depois, em 1961, em mais de 100 países (Brasil entre eles), após uma convenção da ONU. Segundo um relatório publicado pela entidade em 2005, há cerca de 340 milhões de usuários de drogas no planeta.
Repressão às drogas está na origem do narcotráfico, dizem pesquisadores. ... Foi ao longo do século XX que os Estados Unidos assumiram a dianteira da cruzada antidrogas, impondo aos demais países na Europa e na América convenções que dariam origem à chamada guerra às drogas.
Em 1973, o Brasil aderiu ao Acordo Sul-Americano sobre Estupefacientes e Psicotrópicos e, com base nele, baixou a Lei 6.
São consideradas drogas todas as substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas do corpo. Drogas são toda e qualquer substância capaz de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas de um organismo.