Os pais têm como sujeitos titulares, por exemplo, no exercício do poder familiar, o direito de exigir obediência e respeito de seus filhos menores não emancipados, mas, concomitante a esse poder, há o dever de prestar sustento, guarda, criação e educação.
O poder familiar é direito e dever que os pais assumem sobre os filhos para que a família esteja ajustada, buscando a convivência pacífica entre os seus membros. A sociedade em que vivemos prevê a igualdade entre as pessoas e isto se estende à autoridade dos pais.
O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, porém não é extensivo a todos os ascendentes. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, para atender apenas as necessidades com educação.
O antigo Código Civil de 1916 utilizava a expressão "pátrio poder", já que o poder era exercido exclusivamente pelo pai. Hoje, temos que o poder familiar é dever conjunto dos pais. O poder parental faz parte do estado das pessoas e por isso não pode ser alienado nem renunciado, delegado ou substabelecido.
Significado de Pátrio adjetivo Pertencente ou relativo à pátria. Relativo ou pertencente ao pai ou aos pais.
É aquela palavra que se dirige a uma nacionalidade de um determinado local. exemplo: quem nasce em pernambuco é PERNAMBUCANO. pernambucano é um substantivo pátrio...
Brasil = brasilo ou brasílico / Invenções brasilo-argentinas. Pão de Minas Gerais ou pão mineiro, sendo este nome um dos adjetivos pátrios.