Apesar de ambos serem classificados como termos acessórios da oração, a diferença entre o adjunto adnominal e o adjunto adverbial está em suas respectivas funções: Adjunto adnominal: caracteriza um substantivo. Adjunto adverbial: expressa uma circunstância.
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo: Eles se respeitam muito.
O adjunto adverbial ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial. Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sendo separado por vírgulas em algumas situações.
O adjunto adverbial "direitinho" classifica-se como adjunto adverbial de modo. É de modo porque expressa o modo, a maneira, como uma determinada ação é feita. O sentido é de realizar bem, corretamente, uma ação.
Os adjuntos adverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam. Classifique em: Tempo- Lugar- Modo- Afirmação- Negação- Dúvida- Intensidade- Instrumento- Companhia- Causa- Finalidade- Matéria- Preço- Concessão- Assunto.
Adjunto adverbial de companhia (junto com, com, na companhia de) Irei viajar com meus irmãos. O presidente se reuniu com o prefeito.