FÓRUM ECONÔMICO DA ASIA E DO PACÍFICO (APEC) Fundada em 1989, pelo Tratado de Canberra a APEC foi oficializada em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Trata-se de uma associação econômica aberta, o que descarta a idéia de uma união ou de uma comunidade.
Ou seja, suas características são: Ser um círculo econômico entre os países da Ásia-pacífico, o livre comércio e o livre mercado entre eles e cooperação econômica entre todos os países que participam desse bloco econômico.
novembro de 1989, Camberra, Austrália
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – sigla do inglês Asia-Pacific Economic Cooperation – (Apec) é um bloco econômico formado por países asiáticos, americanos e da Oceania.
No ano de 1988, foi criada uma zona de livre comércio integrada por Estados Unidos, Canadá e México que levou o nome de NAFTA. Ainda no continente americano, Bolívia, Peru, Equador, Peru e Venezuela formaram o chamado Pacto Andino. Na América do Sul, Brasil, Argentina e Uruguai organizaram o Mercosul.
Assim, o nível de integração desse bloco seria de um Mercado Comum. ( ) A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) configura-se como uma Zona de Livre Comércio, a maior de que se tem notícia. São 20 países-membros, sendo todos do continente asiático e/ou banhados pelo Oceano Pacífico.
O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico constituído por países da América do Sul e que embora tenha atingido significativo nível de integração econômica ainda é classificado como uma união aduaneira.
O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade em razão do seu avançado nível de integração.
b) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.
Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus. Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. Da mesma maneira, a União Europeia e o Japão constituem a maior área de livre-comércio mundial desde fevereiro de 2019.
Esse processo e integração das economias nacionais de uma dada região passa por quatro estágios:
Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:
Os blocos econômicos são grupos de países que se juntam para formar acordos comerciais entre si, chamados de “acordos bilaterais” (entre dois países) ou “acordos multilaterais (entre vários países”.
Mercosul
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.
Blocos Econômicos são grupos de nações que compartilham algumas medidas no intuito de desenvolver sistemas comerciais, políticos e sociais. As organizações intergovernamentais estabelecem planos que almejam o aumento na circulação de mercadorias, pessoas e capital.
Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações.
Os blocos econômicos são importantes, devido a facilitarem a comunicação comercial entre os países que fazem parte dele, assim decidem reduzir tarifas alfandegárias, o que ajuda na compra, flexibiliza o comércio e aumenta os laços das nações entre si.
Os blocos econômicos são instituições supranacionais, ou seja, que ultrapassam os limites de uma nação, formados pelo agrupamento de países que possuem como objetivo principal a organização de acordos comercias, para isso, implementando uma redução gradual das tarifas alfandegárias a fim de potencializar o fluxo de ...
Resposta. Resposta: O Brasil faz parte do Mercosul. Outros países que também fazem parte do mesmo bloco econômico são: Paraguai, Argentina, Uruguai.
Os blocos econômicos são associações criadas entre os países, a fim de estabelecer relações econômicas entre si. A finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
São criados com o objetivo de tornar os países membros de um fortes, é aquela ideia de que a união faz a força. O Brasil participa do Mercosul que é a sigla para o Mercado Comum do Sul.
Mercosul
2) São os principais blocos econômicos presentes no continente americano: ALCA, ALBA e MERCOSUL. O Mercosul é o único que o Brasil faz parte, porém, o Brasil faz parte de vários outros blocos econômicos, como o BRICs. O MERCOSUL é um acordo de livre comercio entre os países da America do Sul.
Resposta. Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.
Resposta: A importância de um bloco como o Mercosul acaba sendo estratégica. Ainda que os países da América do Sul tenham as suas fragilidades, não ter um bloco seria ainda mais fatal. A existência do bloco também faz com que tais países possam, dentro das suas limitações, dialogar com outros blocos mais fortes.
Portanto, a atuação do país nesse bloco econômico se faz, principalmente, no sentido de aumentar suas exportações e utilizar um amplo mercado consumidor existente. Além disso, com o Nafta, os Estados Unidos reduziram consideravelmente os seus custos com importações de matérias-primas e de produtos industriais de base.