Projeto Saúde e Nutrição orienta para uma alimentação saudável. Criar hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, mas estimular a ingestão de frutas e verduras e orientar quanto ao exagero no consumo de alguns alimentos são ações que ajudam na conscientização.
Dicas para ter uma alimentação saudável
Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam uma pirâmide que represente uma alimentação saudável e ir chamando a atenção sobre os alimentos que devem ser consumidos diariamente e quais deveremos usar poucas vezes na semana.
1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada; 2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares; 3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
Pensando nisso, o post de hoje traz algumas dicas simples de como é possível incentivar seus filhos a desenvolverem uma alimentação saudável!
É fato: criança que se alimenta bem cresce saudável. Isso inclui desde o desenvolvimento social (com suas funções sociais) e o desempenho na escola. Quando o pequeno tem uma alimentação adequada, o seu rendimento pedagógico tende a ser muito bom devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais.
Outro argumento importantíssimo sobre a alimentação balanceada e saudável na escola, é que na infância é que criamos preferências alimentares. E quando a criança aprende a comer direito, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas...
A prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da ...
Veja as dicas da nutricionista para proporcionar aos filhos uma alimentação saudável.
Mas o que é uma alimentação saudável para as crianças? De acordo com a nutricionista infantil Jaqueline Augustin, de forma geral, “é uma alimentação variada, colorida, saborosa, segura, que contenha todos os nutrientes essenciais para promover uma adequada qualidade de vida.”
Ofereça os alimentos de maneiras variada - Criança não gosta de monotonia, principalmente monotonia alimentar. Ofereça o mesmo alimento de forma variada. Por exemplo, a cenoura pode estar na salada, mas também pode fazer parte do suco ou do bolo.
A alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental; e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, ...