Podemos definir como sistema mucociliar um conjunto de células que revestem diferentes partes do aparelho respiratório, se estendendo das cavidades nasais ao pulmão. Essas células são responsáveis pela produção de muco respiratório e também expulsam microrganismos de sua superfície, como vírus e bactérias.
A técnica de higiene brônquica é descrita tradicionalmente na literatura como fisioterapia respiratória convencional (FRC), e compreende as manobras de drenagem postural, pressão manual torácica, facilitação da tosse, e/ou aspiração de vias aéreas superiores (DUARTE, 2001).
Técnicas Manuais de Reexpansão Pulmonar Consistem em comprimir o tórax na expiração e descomprimir de forma abrupta permitindo restaurar a ventilação das unidades alveolares comprometidas.
A contração da musculatura dos brônquios leva a dificuldade de respirar, pois é por eles que o ar entra e sai dos pulmões. O broncoespasmo também pode ser definido como uma contração das vias áreas pequenas e em alguns casos, podem ocorrer tontura e fraqueza.
- Freno Labial: Esse exercício tem como objetivo aumentar o VC e diminuir a frequência respiratória, melhorando a oxigenação por manutenção de pressão positiva nas vias aéreas. Paciente realiza inspiração nasal lenta e expiração contra a resistência dos lábios franzidos. Tempo expiratório pode ser longo ou curto.
Respiração Freno-labial Realiza-se uma inspiração pelo nariz de forma lenta com a boca fechada por 2 segundos, em seguida, faça uma expiração profunda com os lábios unidos. É recomendado iniciar o uso deste procedimento com 2 séries de 7 repetições, intensificando o exercício de acordo com sua resistência.
A vibrocompressão consiste em aplicar vibrações por meio de contração dos músculos agonistas do antebraço do terapeuta, trabalhando em sinergia com a palma da mão aplicada perpendicularmente sobre o tórax do paciente, preferencialmente no final da expiração.
Na expiração normal, a pressão nas vias aéreas é sempre superior à pressão pleural, para que o ar possa ser expelido, Figura 3 (B). ... Este local denomina-se Ponto de igual pressão (PIP), ou seja, é o local onde a pressão do lado de fora da via aérea se iguala à pressão do lado de dentro da mesma 13,