NaOH hidróxido de sódio. KOH hidróxido de potássio. Ca(OH)2 hidróxido de cálcio. Ba(OH)2 hidróxido de bário.
Exemplos de bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. ... Como ela é uma base instável, a NH4OH se decompõe em condições ambientes em água e gás amônia (NH3(g)).
O hidróxido de magnésio é um dos produtos mais conhecidos do elemento químico magnésio (Mg). Apresenta fórmula molecular Mg(OH)2, é uma monobase fraca e tem massa molar de 58,32 g/mol. Em temperatura ambiente é um sólido branco, com temperatura de fusão de 350° C (sofre decomposição).
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação.
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). ... Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O.
As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.
ácido clorídrico